top of page

Vitor Camargo de Melo recebe o prêmio International Latino Book Awards

Com uma obra que trata a escravidão contemporânea no Brasil, Vitor Camargo de Melo é premiado em concurso internacional de literatura!

 

Escritor Vitor Camargo de Melo
Foto: Nanah Vieira

Vitor Camargo de Melo nasceu em Duque de Caxias no ano de 1987.


É autor do livro Embaixo das Unhas, vencedor do prêmio International Latino Book Awards, na categoria Melhor Livro de Ficção escrito em português.


Começou a escrever na adolescência, muito influenciado por obras clássicas de terror, tais como, Drácula e Frankstein.


No entanto, foi só depois de ler uma das obras do escritor brasileiro André Vianco Os Sete — que Vitor se sentiu influenciado a escrever.


No livro Embaixo das Unhas, Vitor trata muito sobre a escravidão contemporânea no Brasil, retratando um país, muitas vezes, desconhecido pela maioria.


Vitor estudou Ciências Sociais na UNB (Universidade de Brasília), e especializou-se em antropologia. Fez mestrado em Direitos Humanos e Cidadania pela mesma instituição.


Embaixo das Unhas


O livro Embaixo das Unhas surgiu da necessidade de Vitor em expor um Brasil que o incomodava.


Um Brasil rodeado de injustiças onde trabalhadores são explorados e colocados à margem da sociedade, esquecidos, maltratados e escravizados em grandes fazendas.


Vitor foi assistente de roteiro na produção da série documental Escravidão — Século XXI, e,

devido seu envolvimento com a luta dos trabalhadores rurais, em meio a gravação da série, ele decidiu que precisava escrever sobre o que via.


Dessa maneira, utilizando elementos do faroeste e a realidade que o cercava, ele escreveu o livro Embaixo das Unhas.


Vitor também é autor de dois livros de contos. São eles: Cacos de vidro e Carne Moída (Editora Penalux) e Fratura Exposta (Editora Kazua).


Sobre o prêmio


O International Latino Book Awards, visa "reconhecer a grandeza na literatura, homenageando autores, tradutores e ilustradores por seus livros escritos em inglês, espanhol e português."


Vitor compõe a dupla dos seletos escritores brasileiros que venceram o prêmio. Ao lado dele, venceu também a escritora goiana Luciane Mustafá, na categoria de Melhor Livro Jovem Adulto.


Conclusão


Se tem uma coisa que enche qualquer escritor de felicidade é ver sua obra sendo lida e reconhecida.


Com a vitória do International Latino Book Awards, na categoria de Melhor Livro de Ficção, Vitor Camargo de Melo ganha um novo status em sua carreira, entrando para o hall de escritores brasileiros premiados internacionalmente.


Vitor acredita que a insistência é uma das principais caraterísticas indispensáveis na carreira de escritor. Para ele:


Escrita é tentativa e erro. Escrita, na verdade, é reescrita.

Ele também aponta para a necessidade de buscar opiniões de pessoas que estão ligadas a literatura, para que possam contribuir para o norteamento do processo de escrita.

 

Entrevista realizada em 16/09/2022

 

Comments


bottom of page