top of page

3 autores brasileiros que se tornaram famosos após vencerem prêmios literários

Vencer prêmios e concursos literários é uma forma de obter reconhecimento nacional, prêmio em dinheiro e publicação da obra.

Uma das grandes vantagens de vencer prêmios e concursos literários é o reconhecimento que eles proporcionam.


Esse reconhecimento serve não apenas como estímulo para continuar escrevendo, mas também ajuda a vender muitos exemplares da obra vencedora.


Existe ainda a questão financeira, pois muitos prêmios oferecem uma boa premiação em dinheiro.


Todos esses benefícios dos prêmios e concursos literários ajudam os autores vencedores a realizarem o sonho de viver da escrita.


Pensando nisso, neste texto vamos te contar sobre 3 autores que se tornaram famosos e reconhecidos após vencerem concursos literários:


1- Vanessa Passos


Vanessa Passos é autora do romance "A filha primitiva", com o qual venceu a 6ª edição do Prêmio Kindle de Literatura e o Prêmio Jacarandá, na categoria Autora Revelação.


Sendo que o Prêmio Kindle ofereceu uma premiação de R$50 mil (na época) e a publicação do livro pela editora Record.


O seu primeiro romance publicado foi "A filha primitiva", mas ela tem outras obras escritas, tais como:

  • Manual de estilo e criação literária com a artesã Lygia Bojunga (Letramento, 2018);

  • Fábrica de histórias (Papellisa, 2019), e;

  • A mulher mais amada do mundo (Luazul, 2020).

Apesar de "A filha primitiva" ter sido seu primeiro romance, Vanessa Passos se tornou um dos principais nomes da literatura brasileira na atualidade. Um dos motivos para isso, foi os prêmios que ela venceu, pois lhe rendeu renome e reconhecimento nacional.



2- Rafael Gallo


Com o romance "Dor Fantasma", Rafael Gallo venceu o Prêmio Literário José Saramago e recebeu a premiação de 40 mil euros. Sendo que ele foi o quarto brasileiro a receber a premiação.


Além disso, o Prêmio proporciona a publicação da obra por meio da Porto Editora (em Portugal) e pela editora Globo Livros (Brasil). Desse modo, o livro está sendo distribuído em todos os países lusófonos.


Além de "Dor Fantasma", Rafael Gallo também é autor do livro "Rebentar" (Ed. Record, 2015) — vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura — e "Réveillon e outros dias" (Ed. Record, 2012), coletânea de contos que venceu o prêmio Sesc de Literatura. Os dois títulos foram finalistas do Prêmio Jabuti.



3- Monique Malcher


Monique Malcher foi vencedora do Prêmio Jabuti edição 2021, com a obra "Flor de Gume", na categoria "Conto".


O Prêmio Jabuti é um dos principais prêmios literários do Brasil, sendo assim, ele proporciona um grande renome aos vencedores.


Para você ter uma ideia, o livro "Flor de Gume" ultrapassou as fronteiras do Brasil e serviu como tema de aulas para alunos no campus de Harvard.


Em entrevista exclusiva, Monique Malcher afirmou que o Prêmio Jabuti "O Jabuti me fez chegar em muitos lugares que jamais imaginei que pudesse ser lida: escolas, hospitais, penitenciárias. O prêmio definitivamente está na minha história com a escrita e sempre estará. "


 

Publicidade: gostaria de ser avisado antecipadamente sempre que surgir novas oportunidades para autores? Basta clicar aqui para não perder mais nada!

 

2 commentaires


Belíssimas trabalhos, somente à literatura tem esse poder de transformar as coisas e o mundo m nossa volta! Gosto bastante de ler poesias e romances.

J'aime
En réponse à

Concordo com você!

J'aime
bottom of page