Conheça as maiores bibliotecas do mundo
- Jaíne Jehniffer
- 27 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Se você ama ler, certamente já se perguntou quais são as maiores bibliotecas do mundo. Inclusive, esses são ótimos destinos turísticos para quem é viciado em livros!
Biblioteca Nacional do Brasil

A tão conhecida BN (Biblioteca Nacional), é considerada pela UNESCO, uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. É a maior da América Latina.
Foi fundada em 1810 e fica no Rio de Janeiro, na avenida Rio Branco.
Seu acervo conta com aproximadamente 10 milhões de obras.
Congress of Library

A Congress of Library, ou Biblioteca do Congresso, fica em Washington nos EUA. Ela é considerada a maior biblioteca do mundo tanto em número de livros e materiais disponíveis no acervo, quanto em questão de espaço.
No total, ela conta com mais de 155 milhões de exemplares, sendo mais de 32 milhões de livros em 470 idiomas diferentes. Além disso, ela tem 63 milhões de publicações manuscritas, dados numéricos de áudio, mapas e outros conteúdos.
British Library

Fundada em 1973, a Biblioteca Britânica está localizada em Euston Road, Londres. O seu acervo é composto por mais de 150 milhões de exemplares.
Sendo que o material disponível na biblioteca é riquíssimo. Ela possui, por exemplo, anotações de Leonardo da Vinci e manuscritos de Jane Austen.
Portanto, se você for a Londres, não deixe de visitar a Biblioteca Britânica, pois além das obras incríveis que ela possui, a sua arquitetura também é de tirar o fôlego.
New York Public Library

A Biblioteca Pública de Nova York fica em Manhattan, Nova York. Inaugurada em 1911, essa biblioteca demorou 11 anos para ser construída.
Se você assiste muitos filmes ambientados em NY, talvez já tenha visto essa biblioteca. Isso porque ela aparece em muitos filmes como, por exemplo, em Bonequinha de Luxo.
Enfim, essa biblioteca tem cerca de 53.1 milhões de exemplares catalogados.
Russian State Library

A Biblioteca do Estado Russo fica localizada em Moscou, na Rússia. Construída em 1862, ela ficou conhecida como Biblioteca Lenin da URSS até 1991, quando adotou o nome atual, já que a União Soviética chegou ao fim.
No total, a Biblioteca do Estado Russo possui mais de 46 milhões de peças em seu acervo.
Dentre eles estão mais de 150 mil mapas, partituras musicais, registros sonoros e publicações em mais de 300 idiomas e dialetos.
National Library of Russia

A Biblioteca Nacional da Rússia está localizada em São Petersburgo, na Rússia. Ela possui um acervo de mais de 36 milhões de obras, sendo livros, manuscritos e documentos em russo e outros idiomas e dialetos.
Além da impressionante quantidade de livros e da arquitetura imponente, os visitantes também podem aproveitar as exposições permanentes e sazonais na biblioteca.
Biblioteca Nacional da Dieta

Localizada em Tóquio, no Japão, a Biblioteca Nacional da Dieta possui um acervo de 35.6 milhões de livros. Foi fundada em 1948.
Apesar do seu nome, essa biblioteca não tem nenhuma relação com alimentação. Na verdade trata-se de um "dito" na política, onde dieta seria uma espécie de conceito de corte, ou seja, assembleia.
Biblioteca Nacional da China

A Biblioteca Nacional da China está localizada em Pequim, na China. Ela tem um acervo de cerca de 31.2 milhões de livros. Foi fundada em 1909.
Sendo que, considerando o espaço, ela é a maior biblioteca da Ásia.
Biblioteca Nacional da França

A Biblioteca Nacional da França está localizada em Paris, França. Fundada em meados de 1461 ela é considerada como a biblioteca mais antiga do mundo.
Enfim, a Biblioteca Nacional da França possui um acervo catalogado de 31 milhões de livros.
Biblioteca Nacional da Dinamarca

Localizada em Copenhague, a Biblioteca Real da Dinamarca é também chamada de Biblioteca Nacional da Dinamarca ou Biblioteca da Universidade de Copenhague. Foi fundada em 1648.
Ela conta com um acervo de 30.2 milhões de exemplares.
Academia Russa de ciências

Para finalizar a nossa lista das maiores bibliotecas do mundo, temos a Biblioteca da Academia Russa de Ciências, em São Petersburgo, na Rússia.
Vale destacar que ela é aberta apenas para cidadãos com ensino superior e para os funcionários da Academia.
Ela conta com um acervo de 26.5 milhões de livros catalogados.
Conclusão
As maiores bibliotecas do mundo impressionam não apenas pela quantidade de livros em seus acervos, mas também pela beleza da sua arquitetura.
Portanto, se você for viajar para algum dos países onde essas bibliotecas estão, não deixe de programar uma visita até elas!
Saia da sala escura. Assine o Alerta Literário e veja todas as premiações que estão abertas e ainda receba uma notificação toda vez que surgir outras.
Comments