E se o seu livro fosse divulgado em grandes sites e jornais? Aprenda a fazer isso
Divulgar seu livro em meio jornalístico é uma forma de conseguir maior visibilidade para a sua obra e conquistar novos leitores.

Você já pensou em ligar a televisão e ver um jornalista falando sobre o seu livro? Ou então abrir um jornal impresso e ver o seu nome publicado?
Já imaginou ser entrevistado e aparecer na televisão para todo mundo te ver?
Pois é, isso é possível e eu vou te ensinar como fazer isso.
Mas primeiro, vamos falar sobre algumas das vantagens de divulgar seu livro em meio jornalístico.
1- Visibilidade
Os jornais são veículos de grande alcance. Isso significa que os conteúdos são acessados por milhares ou milhões de pessoas.
2- Conquista de novos leitores
Por causa da grande visibilidade que os jornais proporcionam, eles podem ser uma forma de você conquistar novos leitores. Com isso, você pode vender mais livros.
3- Credibilidade
Ter credibilidade significa ser confiável. Os jornais são veículos com credibilidade. Portanto, quando algum veículo jornalístico fala sobre um livro, a obra passa a ter maior credibilidade para o público.
4- Documento
Ser publicado por um jornal é uma forma de ter documentos que comprovem que você é um escritor.
Sendo que esse tipo de documentação pode ser solicitada, por exemplo, em editais públicos e para obter a carteirinha de escritor, por exemplo.
5- Autoridade
Ao ser divulgado em meio jornalístico a sua autoridade e prestígio no mundo literário cresce. Desse modo, você pode se tornar mais admirado e reconhecido.
Dependendo do sucesso que você e sua obra conquistarem, você pode até mesmo ter os direitos da obra comprados para adaptação no audiovisual!
Como divulgar um livro em meio jornalístico
Agora que você conhece algumas das vantagens de ser divulgado em meio jornalístico, vou te ensinar algumas formas de conseguir a atenção dos jornais, sites e blogs.
1- Release
O release é um texto informativo a ser enviado para jornais. Vamos supor que você vai lançar o seu livro dentro de uma semana. Neste caso, o seu release precisa ter algumas informações como:
Do que se trata o livro;
Quem é o autor;
Data de lançamento;
Onde vai ocorrer o lançamento;
Nome da editora ou se é publicação independente.
A dica de ouro é escrever um bom release e enviar para o e-mail da redação do jornal que costuma publicar artigos culturais.
Você pode também enviar um kit de imprensa, que é uma estratégia muito útil.
Saber escrever um bom release é essencial para que você consiga a atenção dos jornalistas.
Isso porque, muitas vezes, o release é usado na íntegra. Ou seja, o jornalista publica o seu release da forma que você enviou.
Como a rotina de um jornalista é bem corrida, se o release estiver bem escrito, as chances do jornalista optar por divulgar a sua obra é maior.
Afinal de contas, ele não terá tanto trabalho para escrever o texto, ele precisará apenas checar as informações para ver se é verdade e depois publicar.
É por isso que releases ruins costumam ser ignorados.