A "alta literatura" é vista como superior à "baixa literatura", mas realmente existe isso de obras serem superiores às outras?
O que é alta literatura?
A "alta literatura" é vista por muitos como uma literatura superior, o que é questionável. Geralmente, os livros tidos como "alta literatura" têm as seguintes características:
Enredo mais "original", fugindo de clichês;
A história aborda grandes questões filosóficas;
A obra trabalha aspectos psicológicos, sociológicos e históricos;
Em teoria, o autor não se importa em vender, mas sim em fazer os leitores refletirem;
São obras que exigem reflexão para que o conteúdo seja absorvido.
Analisando as características acima, podemos notar que os ditos livros de "alta literatura", são obras mais densas e, muitas vezes, de difícil entendimento.
Por não serem mais fluidas e simples, elas não conquistam o público em geral, que preferem os livros tidos como "baixa literatura".
Outra característica muito importante da alta literatura é que geralmente são livros clássicos que acabam sendo vistos como um modelo a ser seguido.
Muitas obras da considerada "alta literatura" podem se tornar parte do cânone literário, que é aquela lista de obras clássicas que conseguem transcender barreiras como o tempo e as fronteiras.
A nível Brasil, podemos considerar como parte da alta literatura obras como Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), O cortiço (Aluísio Azevedo), Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles), A hora da estrela (Clarice Lispector) e tantos outros.
O que é baixa literatura?
A "baixa literatura", vista por muitos como inferior, é composta por livros mais fáceis de entender, muitas vezes líderes de vendas, embora isso não seja uma regra. Algumas de suas características são:
Uso de elementos para cativar o leitor e manter o interesse;
Linguagem mais simples;
As reflexões são mais fáceis de serem entendidas;
Livros que costumam vender mais;
Usa elementos que são tidos como clichês.
Como você pode imaginar, os livros tidos como "baixa literatura" são aqueles que mais vendem. Não é para menos: eles contam com mais elementos que atraem a atenção do grande público.
Alta literatura X baixa literatura = o conflito
A definição de "alta e baixa literatura" depende muito dos critérios pessoais do leitor e conta com uma boa dose de preconceito literário.
Isso porque, muitos leitores se consideram superiores e mais inteligentes por lerem livros mais densos e com reflexões profundas.
Por outro lado, muitos leitores de "baixa literatura", consideram os livros de "alta literatura" como livros chatos.
Primeiramente, muitos livros tidos como "baixa literatura" também trazem grandes reflexões, só que de uma forma mais fácil de ser entendida, sendo mais acessível para públicos diversos e com níveis de estudos diferentes.
Também não é justo achar que os livros de "alta literatura" são chatos só porque são mais complexos.
De fato, muitos não são feitos para vender, o que significa que a linguagem pode não ser tão cativante. Mas existem sim, livros de "alta literatura" cujas histórias prendem o leitor.
Outro ponto é sobre os livros feitos para vender. Vamos ser práticos: os escritores também precisam de dinheiro!
Pode parecer nobre a ideia de fazer arte pela arte. Mas isso não paga as contas. Então qual é o problema do autor usar ferramentas que ele sabe que irão ajudar sua obra a vender mais e, com isso, ganhar mais dinheiro?
No fim das contas, o que importa é que as pessoas leiam o que elas gostam e precisam.
É desnecessário a propagação do preconceito de que certos livros/leitores são superiores a outros.
Leia o que você gosta, escreva do jeito que você gosta e acima de tudo, respeite o fato de que a outra pessoa pode não ter o mesmo gosto que o seu.
Alta literatura e baixa literatura aplicada em prêmios e concursos literários
Quando falamos de premiações e concursos literários é muito importante destacar que, na maioria das premiações, existe uma busca por obras que se destacam da grande maioria.
Com isso, é possível perceber que no âmbito de prêmios e concursos literários são reconhecidos, em sua maioria, textos com alta qualidade literária. Isso se deve porque geralmente existe uma mesa de jurados qualificados que vão avaliar cada ponto, sobretudo da técnica usada pelo autor.
Entretanto, existe também premiações literárias que possuem objetivos diferentes. Por isso é importante encontrar a oportunidade certa para o seu tipo específico de texto. Existe oportunidade para todo tipo de escrita.
Através do Alerta Literário muitos escritores conseguem encontrar a oportunidade certa, facilitando o processo de publicação e resultados em prêmios e concursos literários.
A estimativa é que surjam mais de 700 premiações literárias todos os anos, tanto voltado para obras da considerada "alta literatura" quanto para obras da considerada "baixa literatura".
Conclusão
Independente do tipo de textos que você escreve ou gosta de ler, o importante é respeitar as diferenças e buscar se desenvolver cada vez mais.
Comentarios