Rafael Moraes (Fundador)

30 de jun de 20224 min

Conheça os principais prêmios literários da língua portuguesa

Atualizado: 28 de dez de 2022

Os prêmios literários são uma excelente forma de escritores alavancarem suas carreiras, sobretudo os iniciantes.

Receber um prêmio, além de acelerar o caminho da publicação, faz com que o escritor seja visto por mais pessoas.

Dessa forma, seu trabalho fica mais exposto, aproximando-se do seu possível leitor.


 
Vantagens

Existem muitas vantagens ao participar de um prêmio literário. A principal delas, lógico, é a publicação. Mas não é só isso.

Veja algumas das principais vantagens!

1 - Reconhecimento


 
Receber um prêmio literário vai, automaticamente, te apresentar aos mais diversos profissionais do segmento literário.

Editores, agentes, publishers, redatores e afins. Essas pessoas conhecerão mais sobre você e sua obra. Isso é ótimo, pois eles vão ficar de olho no que você está fazendo.

Quanto mais pessoas do mercado o escritor conhecer, melhor para a sua carreira.

2 - Modelo tradicional de publicação

A maioria dos prêmios literários brasileiros publicam seus vencedores de forma tradicional. Isso quer dizer, basicamente, que o autor não terá que se preocupar com nada além da escrita.

A editora responsável pela publicação vai arcar com todos os custos.


 
3 - Circulação Nacional


 
Ao vencer um prêmio literário, o autor, na maioria das vezes — dependendo é claro da editora que for responsável pela publicação —, terá sua obra ofertada nas maiores livrarias do Brasil.

Com isso, um leitor que se interesse pelo seu livro, poderá comprá-lo facilmente de qualquer parte do país. Isso ajuda na distribuição do seu livro e das suas ideias.


 
4 - Divulgação orgânica

Divulgar um livro por conta própria é algo que não sai barato. Precisa encontrar muitos parceiros e pagar pelo serviço de divulgação.

Resenhas em sites e blogs, perfis no instagram, vídeos no YouTube... tudo isso, para um autor iniciante, sai muito caro, principalmente se ele não tiver muitos recursos financeiros.


 
Entretanto, ao vencer um prêmio literário, esses problemas praticamente deixarão de existir.

A maior parte da mídia especializada (se não todas) vai divulgar os vencedores de forma orgânica.

A divulgação é tão forte dos vencedores de prêmios que, na maioria das vezes, eles acabam se transformando em estrelas da literatura.


 
E isso vale até mesmo para quem não ganhou exatamente o prêmio. Se você estiver entre os finalistas, muito provavelmente já conseguirá ser vangloriado por essa vantagem.

5 - Prêmios em dinheiro


 
Além de todas essas qualidades que os grandes prêmios literários possuem, existe ainda a possibilidade de o escritor ganhar uma boa grana para usar no que ele quiser.

Tem prêmios que começam em R$5 mil (como é o caso do prêmio Jabuti) e pode chegar até R$200 mil (como é o caso do Prêmio São Paulo).


 
Existem também prêmios voltados para a língua portuguesa que pagam em Euros.

Como por exemplo o prêmio Camões, que paga 100 mil euros; o prêmio Leya que paga algo próximo de 50 mil euros; e o Prêmio Literário José Saramago que paga ao vencedor 40 mil euros.


 
E aí, será que vale a pena ganhar um prêmio literário?

Desvantagens


 
Decidimos colocar as desvantagens para poder deixar você o mais informado possível sobre o tema.

Mas não recomendamos que você se prenda a isso, pois as vantagens em participar de um prêmio são muito maiores do que suas desvantagens.

E nós queremos que você alcance seus objetivos. Por isso aconselhamos que — ao ler a parte das DESVANTAGENS —, você não se deixe abater e continue persistindo nos seus sonhos. Okay?


 
1 - Alta concorrência


 
Como a maioria dos prêmios literários são de nível nacional (ou até internacional), é natural que a concorrência seja grande, devido ao grande número de inscritos.

Por isso é importante estar alinhado as exigências do edital, para não correr o risco de ser desclassificado sem nem ao menos ter tido a oportunidade de ser lido.


 
Com tantas obras para ler, os jurados não vão perder tempo com histórias que estejam com inconformidades.

Então, ao se inscrever em prêmios literários, leia com bastante atenção cada cláusula para você não ser desclassificado.


 
2 - Demora no processo


 
Os resultados dos prêmios literários não saem do dia para a noite. Mas isso, todo escritor já devia saber, já que a escrita é uma carreira de médio a longo prazo.

No entanto, vale ressaltar que ter paciência ajuda muito. Principalmente para você se manter intacto durante todo o processo.

Respeite as datas e aguarde com calma. Enquanto o resultado não sai, você pode ir escrevendo outros textos.


 
3 - Período curto de inscrição


 
Esse é um ponto muito negativo. Geralmente o prazo de inscrição vai de trinta a sessenta dias. Não mais do que isso. Você precisa ficar em alerta para não perder os prazos.


 
Os prêmios literários, apesar de serem muito importantes, são divulgados restritamente nos canais específicos de mídia.

Isto é, os períodos de inscrição são compartilhados, na maioria das vezes, nos perfis e mídias voltados exclusivamente para a literatura.

Você precisa seguir esses perfis para se manter atualizado. Do contrário, nunca saberá quais são os prêmios literários que estão em aberto.

No nosso perfil no instagram sempre postamos os editais que estão em aberto. #fica a dica! :)


 
Prêmios para livros publicados e não publicados

Essa talvez seja uma das principais desvantagens de alguns prêmios literários, pois nem todos eles são para livros inéditos. É importante que você saiba disso.

Alguns são exclusivos para livros já publicados (geralmente que foram publicados no ano anterior a abertura do edital) e outros são exclusivos para livros inéditos.

Mas não se preocupe! Vamos te mostrar a lista deles aqui!

Prêmios para livros publicados

  • Jabuti;

  • Camões;

  • Oceanos;

  • Prêmio Literário Biblioteca Nacional;

  • Prêmio São Paulo;

  • Prêmio Selo Cátedra.

Prêmios para livros não publicados (inéditos)

  • Prêmio Sesc de Literatura;

  • Prêmio Leya;

  • Prêmio Cepe Nacional de Literatura;

  • Prêmio Machado Darkside;

  • Prêmio Internacional de Poesia António Salvado;

  • Prêmio Barco a Vapor;

  • Prêmio Kindle de Literatura;

  • Prêmio José Saramago.

Conclusão


 
Grandes nomes da literatura nacional foram descobertos em prêmios e todos os anos isso se repete. Escritores como Andréa Del Fuego, Itamar Vieira Franco e Rafael Gallo são alguns dos principais exemplos contemporâneos.


 
Participar de um prêmio literário é um passo muito importante para um escritor, e, por essa razão, um autor que almeja sucesso em sua carreira deve participar de todos os prêmios possíveis.


 
Por esse motivo, fizemos essa lista com os principais prêmios para você que adora escrever. Esperamos que nosso artigo tenha sido útil!


 
Um abraço e até logo!


Fontes: Bingo, CBL e Tribuna


Quer receber mais textos como esse direto no seu e-mail? Assine a nossa newsletter!
 
Quer colocar a sua marca ou livro nas nossas publicações? Mande um e-mail para contato@livrosparasempre.com
 

 
Até a próxima! ;)