top of page

Sonhos destruídos: Impasse Editorial

Escritores insatisfeitos reclamam sobre os serviços prestados pela Editora Serpentine.


Desde a última quinta-feira, 25/08, escritores estão usando as mídias sociais para relatarem problemas em relação a contratos de publicação assinados pela Editora Serpentine.


Entre as queixas estão: a baixa qualidade de impressão das obras publicadas, atrasos na entrega dos livros, pedidos que não foram entregues, entre outros.


Após a apresentação pública do escritor e psicólogo Igor Falcão, em seu perfil no Instagram nos últimos dias, muitos outros autores têm surgido apresentando os mesmos inconvenientes.


Segundo Igor Falcão, existe por volta de 12 escritores lesados pela editora. Sendo que os prejuízos podem chegar a R$2 mil por autor.


Era o meu primeiro livro físico que eu estava publicando. Procurei uma editora justamente para ter a segurança de fazer tudo certinho e estar amparado por pessoas, teoricamente, mais experientes que eu.
Só que eu já havia feito todo o processo por fora: leitura crítica, revisão, capa… só contratei a editora para diagramar e fazer a comercialização dos meus livros, pois eu trabalho na área da saúde e tenho uma vida profissional muito agitada durante a semana.
Não poderia dar o devido carinho e atenção que o leitores precisassem na hora de fazer uma compra e enviar o pedido.

Lamentou Igor.


Além disso, há também queixas de vendas no site da editora sem a autorização dos autores, que pediram para terem seus contratos cancelados e foram recusados.


Relatórios de venda


Além dos transtornos já citados, Igor aponta para outra questão muito importante: a falta de transparência sobre a quantidade de exemplares vendidos.


Igor afirma que a Editora Serpentine não passa para os escritores nenhum relatório de venda.


Em entrevista exclusiva com nossa equipe, ele explicou:

Ninguém sabe quantos livros vendem, pois eles não passam o relatório de vendas para os autores. Para nenhum. Os meus eu sei porque eu pedia para que todos os leitores sempre me notificassem que haviam comprado o livro.

Sonho destruído


O escritor e psicólogo Igor Falcão manifestou seu descontentamento em ter assinado contrato com a Editora Serpentine.


Enfatizou sobre o sonho que foi devastado e sobre a pressão psicológica sofrida.

Igor relata:


Antes de eu ir a público na quinta feira para expor tudo o que estava acontecendo comigo e expor o estado que a leitora recebeu o primeiro livro. Os outros autores começaram a aparecer.
Porque como eu disse, todos sofreram uma pressão psicológica absurda ao saírem da editora. Uns 3 ou 4 chegaram a ficar um bom tempo sem escrever e tem casos de autores que tiverem de adotar pseudônimos, pois simplesmente não conseguiam mais vender seus livros.
Agora que todos estão vindo a público e estamos conseguindo ver quem são os autores e estamos nos reunindo para ver o que iremos fazer...

Estado dos exemplares

Os exemplares do livro do autor foram entregues em condições precárias. Veja as imagens:






Em resposta aos questionamentos levantados pelos escritores e leitores, a Editora Serpentine se pronunciou sobre o caso e respondeu as perguntas feitas por nossa equipe. Leia na íntegra!


Equipe LPS: 1- Foram feitas queixas sobre o atraso no envio de exemplares comercializados, chegando a ultrapassar meses. Qual o motivo?


Editora Serpentine:

Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade em nos posicionar. Sobre os atrasos, sim, infelizmente tivemos diversos problemas com relação a isso por conta, principalmente, da não entrega de produtos por parte de empresas terceirizadas (gráficas), contratadas para a realização da produção dos livros, durante todo o período de funcionamento da Empresa.


Visto que só temos 2 anos de trabalho, tentamos lidar diretamente com todos os problemas de forma profissional, não apenas com autores, como também leitores que infelizmente acabaram se prejudicando juntamente conosco por causa disso.


Somos uma editora independente e pequena, e o não cumprimento do trabalho com excelência por parte de tais profissionais gráficos para com a editora, ocasionou um rombo gigantesco em nosso caixa, o qual até o presente momento estamos nos organizando para restituir, com calma, paciência e sobretudo comprometimento.


Tem sido um trabalho árduo e a passos de formiguinha mas, está sendo realizado pensando tanto nos autores que depositaram sua confiança na empresa, quanto nos leitores. No caso desses últimos, para que não fiquem sem o produto pelo qual pagaram.

Equipe LPS: 2 - Existe também o relato de que os exemplares de alguns livros foram entregues em condições de impressão precárias, inferior ao que foi acordado entre as partes e que a editora não se comprometeu a resolver a questão.


Editora Serpentine:

Como qualquer empresa, a Serpentine Editorial jamais se negou a responder.

Sempre prezamos pela transparência e respondemos aos leitores e autores quaisquer questionamentos, desde que esses sejam direcionados diretamente aos canais de comunicação principais da editora e-mail: editoraserpentine@gmail.com e DM no Instagram @editoraserpentine. Assim como fazemos questão de resolver todo e qualquer problema que seja derivado de nosso trabalho.


Sempre vimos nosso público-alvo como pessoas e não números, cada um com suas particularidades e necessidades individuais, e respeitamos muito isso. Inclusive é um dos aspectos que mais nos representa como empresa, visto que estreitamos laços e quebramos barreiras para que tudo se torne mais intimista e acolhedor.


Infelizmente, o que vem acontecendo é que nem todas as reclamações foram levadas a nosso conhecimento diretamente pelo leitor/consumidor através dos canais oficiais de comunicação. Há situações em que esse descontentamento foi endereçado diretamente ao autor, mediante solicitações de providências.


E se não fosse esses trazerem essa informação até a Empresa, não teríamos sequer tomado ciência do descontentamento do leitor. Mas veja bem, mesmo nesses casos, tão logo a empresa foi informada foram adotadas as medidas cabíveis, dentre elas, solicitar ao autor que gentilmente pedisse ao seu leitor que contatasse a empresa em seus canais de comunicação oficial.


E tão logo houve esse contato direto com o leitor foram sendo adotadas as medidas pertinentes, sempre levando em conta as peculiaridades do caso. Sobre a qualidade em si, como já citado antes, ainda estamos começando, porém, já somos reconhecidos pelo excelente trabalho de Diagramação, Capas e demais tratamentos individualizado que damos a cada um dos nossos livros, tanto que normalmente mesmo quem encerra os vínculos conosco, desejam levá-los consigo.


O único problema ainda está sendo o gráfico, mas estamos nos especializando cada dia mais para ter um produto de excelência que é o que os nossos autores e leitores merecem, é só uma questão de tempo!

Equipe LPS: 3 - Pedidos que não foram entregues, com data de compra efetuado há quase 1 ano, e que a editora não notificou nem atualizou o status do pedido junto ao consumidor.

Editora Serpentine:

Levando em consideração a problemática com relação aos atrasos, nossa primeira providência foi trabalhar ainda com mais transparência tanto com os leitores como com os autores.


Informamos o ocorrido sobre o não cumprimento do trabalho terceirizado pelas outras gráficas que trabalhávamos. Abrimos nossa própria gráfica para realizar a impressão e dar continuidade à entrega de todas as compras realizadas pelos consumidores e avisamos por todos nossos canais de comunicação estas providências e principalmente o nosso comprometimento em realizar a entrega dos produtos adquiridos.


Todos os clientes que acompanham nossas redes sociais viram e os clientes que nos contataram receberam as mesmas informações. Todos os autores que trabalham conosco foram informados. Ninguém ficou sem informação, muito pelo contrário, sempre prezamos justamente pelo comprometimento em responder a todos.


A empresa assume todos os riscos com relação ao trabalho, os autores são assistidos por nós e sempre nos colocamos à disposição para responder aos clientes, sempre que marcados em postagens em Instagram ou abordados pelo e-mail de contato direto.

Equipe LPS: 4 - Relatório de venda junto aos autores: escritores apontam para ausência do recebimento do relatório de venda de seus livros, incapacitando o acompanhamento de vendas efetuadas, ficando restrito apenas a editora esses dados.

Editora Serpentine:

Como dito anteriormente, a Serpentine é uma empresa pequena e por isso todas as atividades foram executadas, desde a sua origem, quase que exclusivamente por suas sócias.


Um ou outro serviço era terceirizado, mas, sempre em regime de empreitada, ou seja, sem vínculo direto com a empresa. Essas informações, portanto, eram de responsabilidade de ambas as sócias. Alguns relatórios foram entregues na gestão anterior, em periodicidade menor e isso, pode ter gerado descontentamento o que é compreensível.


Mas veja bem, esse descontentamento nem sempre chegou diretamente até nós, dado o silêncio de alguns autores o que também é compreensível. Neste caso em especial, a primeira medida que a empresa tomou após o acolhimento das obrigações por sua nova gestão, foi exatamente corrigir esta questão, se esforçando para manter a relação cada vez mais transparente.


Se há alguma demora, atualmente, é devido ao grande acúmulo de obrigações que hoje recaem somente sobre a minha pessoa, enquanto Editora Chefe, devido a saída da minha sócia. Contudo, já estão sendo envidados todos os esforços para que situações como essa não voltem a se repetir, inclusive, já houve entrega de relatórios na atual gestão e, faremos todo o possível para que isso seja uma constante.


Para mostrar isso de forma efetiva, nesse momento a empresa está mapeando os seus processos, avaliando os pontos críticos e reformulando suas ações, hoje, com a nova gestão, já há datas efetivadas junto aos autores para receberem seus relatórios mensalmente, tudo com clareza.


O processo só está iniciando, pois essa nova fase da Serpentine só está começando, mas para todos os que ficaram conosco e estão acreditando no nosso trabalho já estão começando a ver essa mudança na empresa.

Equipe LPS: 5 - Pressão psicológica por parte da editora, e seus representantes legais, sob os autores que manifestaram o desejo de cancelar seus contratos.

Editora Serpentine:

A Serpentine Editorial sempre prezou a importância de estabelecer um contato direto e participativo entre o autor e a empresa. Trabalhamos literalmente acolhendo nossos autores, muitos vieram de outras empresas editoriais com uma experiência, outros de trabalhos independentes, e outros jamais haviam publicado um livro e não possuíam experiência alguma sobre o mercado Editorial.


Sempre fizemos questão de deixar nossos autores o mais à vontade possível sobre todo o processo de sua publicação. Desde a escolha da capa, designer do livro, teste de impressão, revisão, tudo. TODO o processo Editorial é feito com a aprovação deles, nada é feito sem o seu consentimento pois sabemos a importância de suas obras para eles, e entendemos que infelizmente muitas outras empresas não garantem essa liberdade de expressão, mas embora haja essa liberdade, existe um contrato firmado em comum acordo em que existe a necessidade de cumprimento do mesmo.


Neste caso, não é interessante manter autores contra a sua vontade na empresa, porém, é necessário que haja o mínimo de discernimento para que se aguarde a definição de como se dá a liberação contratual.


O Distrato é uma medida que deve ser analisada e organizada junto à empresa e que requer tempo e atenção dos profissionais qualificados para suporte, não é algo que se faz do dia para a noite. A empresa funciona em horário comercial, não podemos ir contra nossa própria carga horária.


Portanto, sempre abrimos conversação pacífica de nossa parte, para com todos os autores que por nós passaram, evitando inclusive a cobrança de multa contratual justamente por entender e respeitar as necessidades de cada autor. Cada caso é um caso e todos eles são por nós analisados e cuidados com muito carinho e profissionalismo.


Porém, como isso demanda tempo, infelizmente, nem sempre há como realizar esse procedimento em um único dia. O que temos pedido a eles é que tenham um pouquinho de paciência pois, não há como atender a todos simultaneamente e ainda, dar conta de toda a produção. Especialmente porque, se assim o fizermos o maior prejudicado será o leitor que, terá que esperar ainda mais pelo produto.


Mas já estamos tomando todas as medidas pertinente, inclusive, todos os pedidos foram encaminhados para a assessoria jurídica, que está analisando caso a caso e, muito em breve todos os distrato serão encaminhados para que os interessados possam analisar e, se estiverem de acordo, assinar, formalizando as condições livremente pactuadas.

Equipe LPS: 6 - Venda de livros sem a autorização dos autores, após o pedido de cancelamento do contrato.


Editora Serpentine:

Como deixamos claro, estamos sempre dispostos à conversação e claro resolução de todos os problemas de uma forma pacífica e profissional.


É muito importante ressaltar o horário comercial e principalmente o que consta no comum acordo contratual entre autor e editora. Jamais realizaremos venda ilegal de nenhuma obra que foi depositada em nossas mãos para a edição.


Muito pelo contrário, sempre nos colocamos à postos para incentivar e alavancar as vendas e publicidade de nossos autores e obras. Possuímos clube de leitura onde nossos parceiros Literários realizam a divulgação. Temos equipe de divulgação em redes sociais onde fazemos divulgação das obras. Coisas que diferem a Serpentine Editorial no mercado Literário.


Porém se o pedido de distrato se dá através de exposição em redes sociais fora do horário comercial da empresa e não de forma diplomática e pacífica através dos contatos diretos entre autor e editora, infelizmente não podemos nos responsabilizar.


Sempre nos colocamos à postos para resolução de tudo de forma clara e que não prejudique nenhuma das partes, mas é algo que deve ser analisado pelos profissionais de consultoria especializados justamente nessas questões e não feito ao acaso e na correria. Tudo requer muita atenção, cuidado, carinho e respeito para que seja solucionado da melhor forma possível para ambas as partes.


Acreditamos que, o fato de a Serpentine sempre ter tratado nossos autores como amigos, tenha trazido a alguns deles a dificuldade de entender que há um vínculo profissional entre nosso relacionamento. Nenhuma empresa realiza quebras de contratos fora dos horários comerciais, finais de semanas e feriados, assim como, não se atualiza um site e retira as informações minutos após a solicitação do Distrato.


Porém, no momento em que a solicitação do desligamento é realizada, de forma oficial com a Editora, não são mais aceitas vendas desse autor, nunca houve uma compra dentro dessa situação, mas se houvesse, a editora cancelaria e entraria em contato com o leitor para explicar a situação e lhe devolver o estorno.

 

Nota: Foram efetuadas duas entrevistas sobre o caso. Uma com o escritor e psicólogo Igor Falcão e outra com o representante legal da Editora Serpentine. Ambos tiveram oportunidade de fala.

bottom of page