top of page

Grafologia: conheça a personalidade de uma pessoa através da escrita

Você já pensou em desvendar os segredos da personalidade de uma pessoa só analisando a letra dela? Pois é, isso é completamente possível se você dominar as técnicas da grafologia.


O estudo da grafologia é uma área muito reveladora, que acaba gerando curiosidade de quem descobre a ferramenta.


Afinal, é possível até mesmo diagnosticar distúrbios comportamentais analisando a forma como uma pessoa escreve.


Quer saber mais sobre o tema? Nós vamos te contar todos os detalhes!


Grafologia: entenda o que é


A grafologia não é considerada uma ciência oficial. Entretanto, é um método muito usado para analisar a personalidade das pessoas.


Existem registros milenares do uso da grafologia para conhecer os traços gerais do caráter humano.


A técnica visa analisar uma série de fatores sobre a escrita de uma pessoa, como:

  • Tamanho da letra;

  • Inclinação;

  • Continuidade ao escrever;

  • Zonas gráficas;

  • Largura da letra;

  • Direção da escrita;

  • Formato da letra;

  • Pressão aplicada ao papel;

  • Velocidade de escrita.

Tais fatores demonstram traços de personalidade que são intrínsecos e, por muitas vezes, não são percebidos por quem escreve.


O que acaba sendo muito revelador quando a grafologia é analisada por um especialista perito da área.


Possibilitando que perceba se a pessoa que escreveu é autoconfiante ou não, se é otimista ou uma pessoa mais reservada, por exemplo.


Dados que acabam sendo importantes para conhecer mais sobre a pessoa sem sequer ter conversado com ela.


Qual a relação entre grafologia e a personalidade?


Em aproximadamente 20 linhas escritas em folha sem pautas, um grafologista consegue analisar dados sobre a personalidade de quem escreveu o texto.


O profissional especializado em grafologia irá analisar detalhes que passam despercebidos aos olhos menos treinados, como a inclinação das letras nas palavras.


Letra inclinada para a esquerda remete ao passado, introversão e egoísmo. Enquanto letras inclinadas para a direita representam extroversão e altruísmo.


As letras retas demonstram imparcialidade de decisões, aspecto que é muito buscado por gestores para contar com bons líderes em suas equipes.


O que ocorre é que, a grafologia considera que a mão apenas respeita comandos do cérebro.


Portanto, os grafologistas consideram que os aspectos pessoais acabam sendo projetados na letra de cada pessoa.


Uma vez que, o cérebro define espaçamento, tamanho da letra e uma série de outros fatores que revelam detalhes sobre a percepção que a pessoa tem de si mesma.


Uma pessoa mais introvertida costuma ter a letra menor. Enquanto uma pessoa segura de si costuma assinar seu nome de forma legível.


São dados que são comprovados ao longo de anos de estudos na área, mesmo que a grafologia não seja considerada, de fato, uma ciência.


A grafologia é usada por alguns profissionais


Em alguns pacientes, é comum que o médico investigue se existe a presença de algum distúrbio de acordo com os apontamentos feitos em consulta.


Para ajudar no diagnóstico, não é raro que o profissional solicite que seu paciente escreva um pequeno texto.


De modo que, consiga analisar se o paciente é capaz de desenvolver a atividade solicitada com êxito.


Os professores também são profissionais que habitualmente analisam o caderno de seus alunos em fases iniciais de aprendizado.


Tendo como objetivo observar se existe algum atraso ou dificuldade para que os pais possam ser notificados e tomarem medidas cabíveis.


Há também presença garantida da grafologia em histórias de ficção. Quem leu as aventuras de Sherlock Holmes sabe muito bem do que estamos falando! ;)


Conclusão


Muito embora não seja considerada uma ciência, a grafologia é um estudo interessante para quem gosta de conhecer mais detalhes sobre a personalidade das pessoas, possibilitando que desenvolva sua análise sobre o outro ao receber um bilhete ou carta.


Com o passar dos anos, a escrita vem sendo deixada de lado em prol dos meios digitais de comunicação. O que acaba inviabilizando essa análise.


Apesar de não ser considerada uma ciência, a grafologia é uma ferramenta muito útil para quem quer desvendar os mistérios da personalidade de alguém.


Vale a pena se aprofundar mais nesse estudo.


Esperamos que esse artigo tenha sido útil pra você!

Abraços e até a próxima! :)

 

Fontes: Sua letra diz muito sobre você, interpretação dos formatos das letras. Editora Nova Cultural, 2006. UOL e Hoje em Dia.

bottom of page