Festa Literária de Maricá (RJ) começa nesta sexta-feira (14)
Evento homenageia a escritora Conceição Evaristo e celebra o centenário do ex-ministro da educação e também escritor Darcy Ribeiro!

Começa hoje (14), a 7ª edição da Festa Literária de Maricá (Flim), que ocorre até o próximo dia 26.
Palestras, oficinas, feira de livros, shows, museu cultural e muitas outras atividades gratuitas integram o ciclo de atividades do evento.
Além de Conceição Evaristo, a festividade contará também com a participação de personalidades como: José Pacheco, Ana Maria Machado, Viviane Mosé, Antônio Torres, Bela Gil, Tainá Marajoara entre outros.
Sobre a Festa Literária de Maricá
A Festa Literária de Maricá teve sua primeira edição no ano de 2013, com um projeto público de incentivo à leitura.
O objetivo era possibilitar aos moradores da cidade o contato direto com a literatura, apresentando a diversidade existente dos livros e incentivando à leitura.
O evento tem como intuito também levar arte e cultura ao município, assim como, aos alunos de rede pública e auxiliar os professores em seus trabalhos em sala de aula, através do lúdico.
A Festa Literária de Maricá oferece vouchers no valor de R$150 para que alunos de rede pública possam comprar livros no evento.
Durante todas as edições, o evento já contou com a participação de inúmeros escritores e personalidades conhecidas do grande público, entre eles: Pedro Bandeira, Thalita Rebouças, Eduardo Spohr, Affonso Solano, Vitor Martins e Conceição Evaristo, que estará presente na atual edição.
A Festa Literária de Maricá é um evento gratuito e aberto ao público em geral.
Conceição Evaristo, a homenageada do ano

A escritora mineira Conceição Evaristo, conhecida por suas obras marcadas por suas "escrevivências" será a homenageada da 7ª edição da Festa Literária de Maricá.
Conceição Evaristo retrata à realidade brasileira em seus aspectos mais complexos e profundos.
Suas obras abordam assuntos pertinentes, tais como, a luta contra o racismo e a violência contra mulheres.
É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.
Publicou livros como Ponciá Vicêncio, Olhos d'Água, Beco da Memória, Histórias de leves enganos e parecenças entre outros.
Tomou posse recentemente como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, da USP.
Darcy Ribeiro, o patrono

O antropólogo, educador, romancista e ex-ministro da educação, Darcy Ribeiro, será o patrono da 7ª edição da Festa Literária de Maricá, em virtude de seu centenário, que se completaria no dia 26 de outubro, caso estivesse vivo.
Darcy Ribeiro formou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e fez especialização em Antropologia.
Dedicou parte de seu trabalho ao estudo do povo indígena do país. Colaborou na criação do Parque Indígena do Xingu.
Conclusão
Entre os dias 14 e 26 de outubro, no município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, ocorre a 7ª edição da Flim (Festa Literária de Maricá).
O evento é gratuito e aberto ao público.
Conta com a participação de mais de 80 editoras e com nomes conhecidos do grande público, tais como: José Pacheco, Ana Maria Machado, Viviane Mosé, Antônio Torres, Bela Gil, Tainá Marajoara, Conceição Evaristo entre outros.
Para saber mais sobre o evento, clique aqui!
Hey! Ajude o site a crescer! Compartilhe com seus amigos e siga a gente no instagram @livrosparasemprelps! ;) Thanks!!!!