Como encontrar bons "Booktubers" para divulgar livros
Se você está pensando em buscar parceiros e divulgadores digitais para ajudar na divulgação de seus livros, este artigo é pra você.

Antes de começarmos, quero te dar uma breve explicação do que significa "Booktuber" e os seus possíveis semelhantes.
"Booktuber" nada mais é do que uma pessoa completamente apaixonada por livros que decidiu seguir carreira nessa área, sobretudo compartilhando suas experiências com livros e histórias.
No entanto, o termo "Booktuber" é apenas um entre a grande diversidade de termos que existem para classificar esses profissionais.
Basicamente, para cada mídia social ou plataforma de pesquisa (como facebook, Instagram, TikTok, Twitter, Threads, YouTube etc) existe um termo específico para influenciadores de livros.
No YouTube eles são chamados de "Booktubers". No instagram de "Bookstans ou Bookinstagrans", e, no TikTok, "TikTokers".
São vários termos, mas o significado (a grosso modo) é um só: pessoa apaixonada por livros que decidiu seguir carreira divulgando experiências de leitura no meio digital.
Esse tipo de influenciador vai ler e divulgar obras literárias de acordo com seus gostos e particularidades.
Se formos olhar mais a fundo, chegaremos à conclusão de que os famosos "BookTubers" são responsáveis pela maior parte das vendas de livros do mercado atualmente.
Por que? Porque eles têm o poder de influenciar (direta ou indiretamente) o que muitos outros leitores vão ler.
Por exemplo, há poucos meses, graças às mídias sociais, o livro "A Mandíbula de Caim" foi ressuscitado por influenciadores que leram e acharam a obra curiosa, principalmente porque foram poucas as pessoas ao redor do mundo que conseguiram desvendar os mistérios do texto.
O livro voltou a ser comentado, compartilhado e vendido em todo o Brasil.
Quanto custa em média contratar um "Booktuber"?
Isso varia muito, pois vai depender de algumas questões, como, por exemplo: qual é o tipo de serviço a ser contratado (pode ser uma resenha, um vídeo, uma postagem no storys etc); qual o nível de qualidade do trabalho; qual o número de seguidores e outros.
Entretanto, usando como base o ano de 2022 e 2023, através de experiências pessoais minhas, com perfis de no máximo 20 mil seguidores, a média de preço foi algo entre R$50 a aproximadamente R$350. O preço costuma aumentar conforme o número de seguidores do influenciador.
Se você estiver pensando em contratar perfis acima de 20 mil seguidores, saiba que, muito provavelmente, precisará arcar com um investimento maior, talvez até ultrapassando os mil reais.
Quais as vantagens de se contratar um "Influenciador digital literário"?
As vantagens podem ser muitas, mas a maior delas é a "autoridade". Vou te explicar melhor...
Qual livro tem mais chances de ser lido por você? Aquele livro que você simplesmente viu na prateleira de uma livraria (ou site na internet) ou aquela obra indicada por alguém que você confia?
É bem provável que você dê prioridade para um livro indicado por alguém de sua confiança. E por que? Porque você confia na pessoa que te indicou o livro.
Essa confiança se dá porque, de forma consciente ou não, você percebe essa pessoa próxima como uma autoridade no assunto. Logo, você tem mais chances de ler o que essa pessoa indica.
Agora imagine o seu livro sendo indicado por uma grande autoridade da sua área? Interessante, não?
Como seres preguiçosos que somos, tendemos a buscar o caminho mais fácil. Se alguém que você confia disse que determinado livro é bom, e você é um leitor, você muito provavelmente vai comprá-lo, mais dia, menos dia.
Simples assim.
Essa é uma das principais vantagens de contratar a divulgação de um "Booktuber" (ou "bookstagram", se você preferir).
Além disso, é vantajoso também para a sua carreira o conhecimento desses profissionais.
Por estarem sempre ligados ao mercado, eles costumam identificar tendências e trends (trends são os formatos de postagem que estão em alta), facilitando o caminho entre os leitores e os livros.
Um bom influenciador digital sabe como o público funciona, e esse conhecimento pode contribuir para que seu livro seja melhor recebido por eles.
E quais são as desvantagens na hora de contratar um "Bookstan"?

Falando em desvantagens, existem algumas coisas que você precisa se atentar para ter os melhores resultados possíveis, uma delas é o direcionamento.
De nada adianta você contratar um booktuber famoso e pagar caro. Se o público dele não estiver alinhado ao seu, tudo irá por água abaixo.
Pode parecer algo muito óbvio agora, mas se você não olhar para o seu objetivo e o seu público, as chances são de que vai dar errado.
Reserve algum tempo da sua rotina para estudar sobre as características dos seus possíveis leitores.
Eles são pessoas mais jovens? São pessoas mais velhas? O que motiva eles a comprarem livros como os seus? Quais influenciadores literários eles costumam acompanhar? Eles estão presentes na internet? Estão fora da internet? Onde?
Pensar nas respostas de perguntas como essas vai te ajudar a ter clareza. E clareza, nesse caso, é tudo.
Um exemplo bem fácil de você compreender é o seguinte.
A pessoa que lê "Crepúsculo" é a mesma que lê "Empresas feitas para vencer"?
Pode até ser que sim, em algum momento da vida, mas, estatisticamente falando, a resposta é não.
E por que?
Porque são públicos diferentes, com interesses diferentes, com realidades diferentes...
Então atente-se a isso para ter resultados melhores na divulgação com os bookstans.
O que devo olhar na hora de contratar um booktuber?
Direcionamento, conforme eu falei anteriormente; alinhamento de públicos, isto é, o público do booktuber deve ser parecido com o seu, e uma das coisas mais importantes: INTEGRIDADE.
É muito comum no meio literário o uso de grupos de engajamento por pequenos e médios influenciadores digitais (ou até em grandes perfis).
No entanto, esses grupos não trazem benefícios para ninguém, e vou te explicar melhor.
Mesmo partindo de uma ideia muito benéfica (a ideia de ajudar), os grupos de engajamento não permitem que você saiba quais são os melhores conteúdos produzidos por você.
Com isso eu quero dizer que todo o engajamento feito em uma postagem na internet precisa ser real, de pessoas reais. Essa é a única maneira de você saber o que funciona e o que não funciona.
Como saber se um booktuber faz parte de grupos de engajamento?
Você nunca vai saber ao certo. Entretanto, tem um detalhe que pode te ajudar:
perfil pequeno, engajamento alto, constante e com comentários sempre positivos.
Por exemplo, se um perfil tem menos de 10 mil seguidores, não é esperado que ele tenha centenas de comentários em todas as postagens, exceto se for um tema polêmico ou que tenha alguma chamada para ação.
Além disso, observe a qualidade dos comentários. Quando você começar a observar, vai perceber que alguns comentários são "forçados demais".
Assista ao vídeo completo
Se você quiser se aprofundar um pouco mais nesse tema, recomendo que assista o vídeo que disponibilizamos no YouTube. É só clicar no link abaixo.
Boa escrita e até qualquer hora!