top of page

Cerca de 93% dos concursos literários não cobram taxa de inscrição dos autores

Com predominância de prêmios e concursos literários gratuitos, autores podem participar com mais frequência e ter mais chances de sucesso.

Entre dezembro de 2022 e julho de 2023 nós catalogamos 334 concursos e prêmios literários em nosso banco de dados do Alerta Literário.


Com esse total, estou me referindo a todas as oportunidades catalogadas, predominantemente voltadas a autores que escrevem em língua portuguesa.


Esse é o número total sem nenhuma triagem de qualidade.


No entanto, 122 concursos e prêmios literários deste quantitativo final (334) representaram boas ou excelentes oportunidades aos autores.


Com "boas ou excelentes oportunidades", entende-se prêmios e concursos literários que possibilitaram retornos reais aos autores selecionados, seja por meio de publicação tradicional (sem custo para autores) ou por meio de algum valor monetário como premiações em dinheiro, incentivos financeiros de edição, custos com viagens para divulgação de obras ou similares.


Isso não quer dizer que o restante tenha apresentado oportunidades ruins.


Na verdade, parte deles ainda não abriram as inscrições, o que possibilita uma boa previsão de oportunidades para os próximos meses deste ano.


Agora, um dado muito relevante para os escritores brasileiros (e também para toda a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), é que cerca de 93% de todos os prêmios e concursos literários com boas ou excelentes oportunidades não cobraram nenhum valor referente a taxa de inscrição ou participação nos eventos; seja antes, durante ou depois do processo de inscrição de cada edital.


Isso quer dizer que a maior parte dos melhores prêmios ou concursos literários existentes no mercado editorial não cobram nenhuma quantia para a participação dos escritores.


Essa realidade existe porque a maior parte dos prêmios e concursos literários são organizados ou criados por entidades ou empresas que têm outras fontes de renda, e que almejam, através das premiações, valorizar as obras literárias escritas em português, assim como, divulgar seus projetos e trabalhos próprios na sociedade.


Veja as tabelas abaixo com os dados da apuração


Dessa forma, tendo como base os números de nossa apuração apresentados na imagem acima, chegamos a conclusão de que a maior parte dos prêmios e concursos literários são gratuitos, representando aproximadamente 93% do total.

  • Total de prêmios e concursos literários com "boa" ou "excelente" oportunidade para autores: 122 (100%);

  • Gratuitos : 114 (93%);

  • Pagos: 8 (7%).

Fonte: Centro de Estudos LPS


Esse dado pode ser interpretado positivamente para escritores de todo o país, incluindo autores dos demais países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Disponibilizamos um demonstrativo com todos os prêmios e concursos literários catalogados no período de apuração feito pelo nosso Centro de Estudos.


Basta clicar aqui para acessar.


Conclusão


Com essa apuração foi possível comprovar que aproximadamente 93% dos prêmios e concursos literários voltados para a língua portuguesa não cobram nenhuma taxa de inscrição dos autores.


Além disso, concluímos também que há uma média muito relevante de oportunidades que surgem diariamente, ficando na casa de aproximadamente 2 novos concursos literários por dia.


Esses dados apresentam uma nova realidade para os escritores que desejam ter suas obras reconhecidas, sendo prêmios e concursos literários um bom caminho a ser percorrido.


Nota: por "prêmios e concursos literários" entende-se toda a cadeia de oportunidades literárias voltadas a escritores, incluindo-se ao termo: editais literários, chamadas de originais, pitching editorial, concursos literários e outros.

 

Receba uma notificação exclusiva sempre que surgir prêmios e concursos literários para a língua portuguesa ao redor do mundo. Clique aqui para começar a receber agora!

bottom of page