Jaíne Jehniffer

20 de fev de 20233 min

O que acontece com o cérebro quando você está lendo?

Enquanto você lê um livro, seu cérebro trabalha ativamente para dar vida a história que está sendo lida.

Nos primeiros minutos de leitura, o seu corpo começa a se acostumar com a prática. Sendo assim, os seus olhos se acostumam com as letras, a tipografia, a composição das palavras e a cor do papel.

Aos poucos você começa a entrar na história do livro, e é justamente neste ponto que os efeitos começam.

O seu cérebro se acostuma com a estrutura narrativa e tenta reconhecer a voz do autor.

O cérebro também pode oferecer certa resistência às novas ideias apresentadas no livro. Dessa forma, ele vai te avisar se o teor do conteúdo é ficção ou não.

Depois disso, ele se acalma e você passa a se entregar a história.

Com cerca de 30 minutos de leitura, o seu cérebro passa a criar sinais do que você lê. Desse modo, você começa a ver e ouvir as cenas descritas. Ou seja, você realmente entra em outro mundo.

Essa imersão é tão grande que seu corpo começa a reagir ao que você está lendo. Por exemplo, ao ler uma cena de tensão, sua mão pode começar a suar e seus batimentos cardíacos subirem.

Após cerca de 1 hora lendo um livro, a imersão na história é total. Nesse nível, você pode começar a reagir a história sem perceber.

Por exemplo, você pode resmungar em certos trechos, sem notar o que está fazendo.

Isso ocorre pois você se conecta psicologicamente aos personagens e aos eventos descritos na trama.

Nessa fase, pode ocorrer de você desviar os olhos do livro e fixar na parede, enxergando todas as cores e formas descritas na história.

O seu cérebro está produzindo nitidamente todas as cenas e você enxerga tudo como se estivesse dentro do livro.

No entanto, para quem te observa, parece apenas que você está olhando para o nada com um olhar meio débil.

Se você passar horas lendo um livro, você pode começar a sentir sinais de dependência.

Por exemplo, se alguém tentar tirar o livro das suas mãos, você pode ficar extremamente irritado.

Como um viciado, você foca apenas na leitura e começa a negligenciar tarefas do dia a dia sem perceber. Pode ser que você deixe de dormir, para ficar lendo noite adentro.

Depois de passar dias ou semanas lendo, você vai chegar ao final da história. Esse é um momento que pode ser bem dolorido, já que você passou por uma grande imersão.

Você pode sentir tristeza, melancolia e até mesmo arrependimento de não ter lido mais devagar para a história ter durado mais.

Se esses sentimentos forem muito intensos, você pode entrar na temida ressaca literária.

O fato é que depois de terminar um livro, a vida real parece mais sem graça e complicada.

Sendo assim, você parte para a aventura seguinte e começa a ler uma nova obra, em busca de uma dose ainda mais forte do vício que é ler bons livros.

Depois de anos nessa vida, o seu cérebro não é mais o mesmo que era antes de se tornar leitor.

Isso porque, no decorrer dos anos, ele obteve os diversos benefícios da leitura como, por exemplo, concentração e vocabulário mais amplo.

Benefícios de ler todos os dias

A leitura como um hábito diário traz imensos benefícios, alguns deles são:

1- Atenção plena: A leitura exige atenção plena para que você entre na história apresentada. Sendo assim, ao ler você exercita essa função cerebral.

2- Bons estímulos cerebrais: A leitura é uma forma de exercitar o cérebro e aprender coisas novas.

3- Memória operacional: A memória operacional é a capacidade do cérebro de armazenar e processar informações no presente. Essa é uma função muito exercitada durante a leitura.

4- Melhora o português: Ao ler um livro, você melhora muito o seu português. Isso porque, o seu cérebro é “obrigado” a interpretar o texto, conferir a pontuação e afins.

5- Concentração: A concentração é a capacidade de manter a atenção por um certo período de tempo. A leitura é ótima para exercitar a concentração, já que sem concentração você não avança na leitura.


Fontes: Corrosiva e Revista circuito.


Saia da sala escura. Assine o Alerta Literário e veja todas as premiações literárias que estão abertas e ainda receba uma notificação toda vez que surgir outras.