top of page

Dicas para sair da ressaca literária

Você já pegou um livro que queria muito ler, mas não conseguiu passar das primeiras páginas? Então você deixou esse de lado e pegou outro livro e, de novo, a leitura não foi pra frente? Pois é, talvez você esteja com ressaca literária. Mas calma, isso tem cura!


O que é ressaca literária?


A ressaca literária é quando uma pessoa passa um tempo sem conseguir ler. Nesse caso, você até começa algumas leituras, mas elas não vão para frente.


Ou seja, você até anima de começar um novo livro. Mas, invariavelmente, não consegue prosseguir com a leitura. Quem já passou por isso sabe que é meio desesperador.


Afinal de contas, se você é leitor, certamente, você tem uma lista gigante de livros para ler. Imagina não conseguir ler esses livros?


Mas calma. Existem algumas dicas que podem te ajudar a passar por esse período conturbado da vida de leitor.


Porém, antes, faça um checklist para saber se você realmente está de ressaca literária:


  • Você começa um livro e não consegue passar das primeiras páginas?

  • Você se sente entediado lendo?

  • Você se sente desanimado para tentar ler mais um livro, por medo da leitura não fluir?

  • Você leu um livro muito bom e depois disso não conseguiu engatar nenhuma outra leitura?

  • Você forçou a leitura de um livro que você não estava gostando e agora não consegue ler outro?

  • Você leu um livro ruim e agora sente que só faz escolhas de livros ruins para ler?


Como sair de uma ressaca literária?


Se você se identificou com um ou mais sintomas da lista acima, não entre em desespero. Eu vou te dar algumas dicas para curar a sua ressaca literária.


1- Dê um tempo


Se a leitura de novos livros não está fluindo, fique um tempo sem pegar novos livros para ler.


Talvez a sua mente só precise de um tempo para assimilar a história anterior, antes de mergulhar em um novo universo.


Por exemplo, você pode ter lido um livro muito bom ou se apegado emocionalmente aos personagens.


Nesse caso, pode ser difícil deixar a história desse livro de lado e focar em outra leitura.


Sendo assim, você pode esperar até você estar preparado para se conectar com outros personagens.


2- Retorne aos poucos


Depois de dar um tempo nas leituras, quando você achar que está preparado para sair da ressaca literária, você pode voltar a ler aos poucos.


Ou seja, nada de começar dois livros ao mesmo tempo ou algo do tipo.


Ao invés disso, escolha um livro que você esteja com muita vontade de ler. Se você tem uma lista de leituras do mês toda organizadinha, deixe ela de lado.


Nesse primeiro momento, a ideia é ler sem pressão, sem obrigações. Ou seja, não defina uma quantidade de páginas por dia e ignore a lista de livros que devem ser lidos no mês.


Prefira escolher um livro que você esteja de fato com vontade de ler e não que você se sinta obrigado a ler.


3- Seu gênero favorito


A terceira dica para curar a ressaca literária é escolher um livro dentro do seu gênero favorito.


Vamos supor que você goste de romances. Neste caso, opte por um romance bem gostosinho de ler. Daqueles que dão um acalento no coração, sabe?


Se você não tem um gênero favorito, você pode escolher um livro que seja muito instigante e com várias reviravoltas. Outra opção é experimentar gêneros novos.


Por fim, existe ainda a opção de reler um livro favorito. Ao se reconectar com os personagens e com um universo que você ama, o seu lado leitor pode despertar novamente.


4- Abandone o livro


A leitura do livro escolhido não está fluindo? Abandone.


É melhor você abandonar o livro e tentar outro, do que forçar a leitura. Isso porque, forçar uma leitura pode fazer com que sair da ressaca literária seja ainda mais difícil.


5- Ambiente de leitura


Quando você for ler, escolha um local tranquilo e sem muitas distrações. Assim você consegue focar melhor na leitura.


Afinal de contas, pode ser que o seu problema seja falta de concentração para conseguir se conectar com os personagens e entrar, de fato, na história.


6- Converse sobre leitura


Conversar com outras pessoas sobre livros pode te ajudar a sair da ressaca literária. Se você não tem um amigo leitor para conversar, você pode consumir conteúdos sobre livros.


Por exemplo, você pode ver vídeos no YouTube sobre livros, ler textos sobre livros na internet, seguir Instagrans literários e afins.


7- Leia mais de um livro ao mesmo tempo


Por fim, você pode ainda ler dois livros ao mesmo tempo. Anteriormente, eu disse para você retornar às leituras aos poucos, certo?


Pois bem, quando você sentir que a leitura está fluindo e que você está saindo da ressaca literária, você pode começar a ler outro livro ao mesmo tempo.


A ideia é que você intercale entre os livros. Desse modo, se você sentir que a leitura de um dos livros está ficando cansativa, você passa a ler o outro.


Neste caso, opte por livros bem diferentes entre si. Assim você não corre o risco de confundir as duas histórias. Além disso, você consegue descansar de um gênero enquanto lê outro.


Vale destacar que, essa dica, assim como as demais, pode não funcionar para todo mundo. O ideal é que você vá testando para saber o que funciona com você.


Conclusão


A ressaca literária é um período bem triste. Mas você não precisa se desesperar. Ao invés disso, você pode aproveitar para entender melhor como funcionam seus hábitos de leitura.


Portanto, coloque as dicas em prática e veja o que melhor funciona para você. Assim, das próximas vezes, você saberá como curar a ressaca literária rapidinho.

 

Fontes: Guia do estudante e Pure break.

 

Saia da sala escura. Assine o Alerta Literário e veja todas as premiações que estão abertas e ainda receba uma notificação toda vez que surgir outras.

bottom of page