Rafael Moraes (Fundador)

14 de nov de 20222 min

Brasileiro Rafael Gallo vence Prêmio Literário José Saramago

Atualizado: 10 de out de 2023

A cerimônia foi realizada no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB). Rafael Gallo receberá a premiação de 40 mil euros.

O escritor paulistano Rafael Gallo, com o seu segundo romance 'Dor Fantasma', venceu, nesta tarde, o Prêmio Literário José Saramago.

Gallo é o quarto brasileiro a receber a premiação. Antes dele, foram premiados: Adriana Lisboa, Andréa del Fuego e Julián Fuks.

Além de receber 40 mil euros, Gallo terá sua obra publicada pela Porto Editora (em Portugal) e pela editora Globo Livros (Brasil). 'Dor fantasma' será distribuído em todos os países lusófonos.

Nascido em 1981, Rafael Gallo é também autor do livro Rebentar (Ed. Record, 2015) — vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura — e Réveillon e outros dias (Ed. Record, 2012), coletânea de contos que venceu o prêmio Sesc de Literatura. Os dois títulos foram finalistas do Prêmio Jabuti.

Rafael Gallo tem contos publicados em várias revistas e antologias, tais como: Desassossego (Ed. Mombak, 2014) e a Machado de Assis Magazine (Ed. Biblioteca Nacional, 2012), que publicou a tradução do conto Réveillon para o espanhol.

O Prêmio Literário José Saramago é organizado pela Fundação Círculo de Leitores e pela Fundação José Saramago.

O grupo de jurados desta edição foi composto por: Bruno Vieira Amaral, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, João Tordo, Pilar del Rio, Guilhermina Gomes e Nélida Piñon.

Dor fantasma

Dor fantasma narra a história de um pianista e sua jornada em busca da perfeição. O protagonista tem como objetivo tocar uma música que ele considera intocável.

Essa fixação faz com que ele deixe algumas coisas de lado, principalmente a família.

Porém, o protagonista acaba sofrendo um acidente e, como consequência, ele perde a mão direita. Sem ela, não consegue mais tocar.

"Este romance tem uma história difícil. Demorei seis anos a escrevê-lo. Passou por editores que não o quiseram e por outros que não gostaram. Eu lutei e fiz várias alterações. Foi um processo pessoal, fiz muitas alterações na minha vida e isso reflete-se. É muito especial e estou muito ansioso por tê-lo publicado"

Disse Rafael Gallo ao jornal português Diário de Notícias.


Fontes: DN, O Novo, Rafael Gallo e Yahoo


Quer receber notícias como essa direto no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

Siga a gente no instagram: @livrosparasemprelps