top of page

Top 5: prêmios mais desejados pelos autores brasileiros

Existem muitas oportunidades no mercado editorial e literário, porém, algumas se destacam, não só pelo renome, mas também pelos resultados que oferecem. Veja a lista a seguir!

No geral, os prêmios e concursos literários costumam oferecer uma premiação em dinheiro, a publicação da obra ou um selo de reconhecimento.


Além disso, alguns prêmios são mais famosos e consagrados do mercado, o que os torna mais atraentes não só pela premiação, mas também pelo reconhecimento que eles proporcionam.


Os cinco prêmios mais desejados pelos autores brasileiros são:


1 - Prêmio Jabuti


Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é referência entre os prêmios literários do país, sendo muito desejado pelos escritores.


Um diferencial do Prêmio Jabuti em comparação com os demais prêmios, é que ele premia não apenas os escritores, mas o trabalho de todos os profissionais envolvidos na criação e produção de um livro.


Cada categoria tem uma premiação em dinheiro em específico. Por exemplo, em 2023, a categoria de Livro do Ano recebeu 70 mil reais mais uma viagem para a Feira do livro de Frankfurt, na Alemanha.


Inclusive, nós fizemos uma entrevista exclusiva com Monique Malcher, vencedora do Prêmio Jabuti, na categoria Conto, em 2021. Acesse aqui.


2 - Prêmio São Paulo de Literatura


O Prêmio São Paulo de Literatura oferece uma das maiores premiações entre os prêmios no Brasil.


O prêmio engloba duas categorias: "Melhor Romance do Ano" e "Melhor Romance de Estreia do Ano".


O vencedor de cada uma das categorias recebe 200 mil reais cada. Em 2022 nós entrevistamos um dos ganhadores, o escritor Antônio Xerxenesky.


3 - Prêmio Oceanos


O Prêmio Oceanos é um dos maiores prêmios literários em língua portuguesa. O prêmio contempla as categorias de poesia e de prosa e/ou dramaturgia.


A premiação é de 300 mil reais divididos entre os dois vencedores. Em 2022, uma das vencedoras foi a brasileira Micheliny Verunschk, com o livro "O som do rugido da onça".


4 - Prêmio LeYa


O Prêmio LeYa é um dos principais prêmios literários voltados à língua portuguesa e oferece uma premiação de 50 mil euros.


O prêmio literário é voltado para obras inéditas na categoria romance, e é aberto a escritores de todas as nacionalidades, desde que suas obras estejam escritas em língua portuguesa.


5 - Prêmio International Latino Book Awards


Por fim, o Prêmio International Latino Book Awards é um prêmio anual que contempla obras escritas em inglês, espanhol e português.


Em 2023, o vencedor foi um dos membros do Alerta Literário, o escritor Paulo Pera. Confira a entrevista exclusiva com o autor.

 

Publicidade: fique por dentro das melhores oportunidades do mundo para autores. Clique aqui para saber mais!

 

Comments


bottom of page