top of page

Desculpas para fugir do almoço em família usando livros (Parte 1)!

Se o encontro for chato e você sentir que estará perdendo o seu tempo, recorra a essas dicas que tudo ficará bem! Ou não! :)


Saydung.89

Aviso! (Para que você saiba dos riscos antes de ler esse texto)!!


Não nos responsabilizamos pelas consequências de suas escolhas. Mas torcemos por um mundo cheio de livros e por pessoas que os leiam!


Todo o conteúdo desse artigo foi feito com base nas experiências vividas pelos bookaholics que compõem o time de redação desta companhia.


Não temos como intuito ofender ou discriminar nenhuma relação familiar.


Apenas estamos dando alternativas viáveis e, menos grossas, do que o possível "NÃO" que nos tiraram o direito de dizer, sobretudo o "Não porque eu não quero" que, caso dito a um familiar próximo, poderá resultar em um ataque do miocárdio!


Boas escolhas! Leia sem moderação! :)

 

Muito bem, eis que você recebeu um super convite especial completamente inesperado!


Aquele tipo de convite que faz você revirar os olhos (e não de prazer) só de se imaginar nele!


Um encontro com todo o quantitativo existente de gente chata, arrogante e intrometida! (Não estamos falando necessariamente dos parentes, mas podem ser pessoas chatas no mesmo nível).


Você sente que não quer ir, que preferiria ficar em casa lendo o seu livrinho de boas, num cantinho confortável, viajando nas páginas daquela história maravilhosa!


No entanto, você sente que também precisa aceitar o convite que te fizeram (que, na maioria das vezes, parece mais um decreto) e sucumbir as vontades alheias, porque lhe disseram desde pequeno que família é algo superimportante que não deve-se nunca ser colocada em xeque!


Mas não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar a encontrar boas desculpas (quer dizer, maneiras) para se sair dessa sem precisar ouvir chantagens emocionais (Essa última parte a gente não garante tanto, mas vamos lá!).


Dica nº 1: "Recebi um chamado"


Se a sua família for um pouquinho religiosa (o que, muito provavelmente deve ser) você pode facilmente usar esse pretexto para cancelar o convite.


Eles vão desconfiar um pouco no início, mas vão acabar aceitando e, no final das contas, vão ter você como uma referência de boas escolhas e sensatez.


Você pode dizer algo parecido com: "Ah, tia... eu queria tanto ir. Mas sinto que não posso. Tive um sonho essa madrugada que dizia para eu focar nos meus estudos, ler os meus livros etc. E a senhora sabe, né, não podemos rejeitar a um chamado desses. Quando ele vem, temos que obedecer."


Talvez haja uma pequena desconfiança inicialmente, mas se você conseguir falar de forma séria, não terá nenhum problema.


E o melhor, essa dica pode ser usada para qualquer tipo de religião! E não deixa de ser uma verdade, já que a leitura pode mesmo ser um chamado!


Dica nº 2: "O livro é emprestado"


Essa é uma dica muito útil, que pode ser usada em vários outros contextos, até mesmo quando alguém for te pedir um livro emprestado e você não quiser emprestar.


É só dizer "Esse livro não é meu" que a pessoa para de pedir na hora.


Mas no caso em questão, sobre caminhos para evitar encontros chatos e desgastantes, essa dica pode ser valiosa se você souber colocá-la dentro de um bom argumento.


Te fizeram o convite e você não quer ir, diga que está com um livro superimportante e que precisa entregá-lo dentro de um determinado prazo ao dono.


Diga também que, caso você não entregue esse livro a tempo, você não vai conseguir pegar mais livros emprestados e, logo, como esse tipo de livro é muito caro e importante, toda a sua carreira profissional estará acabada.


Qualquer pessoa que tenha o mínimo de compaixão por você entenderá isso! Ninguém quer prejudicar a carreira de jovens em ascensão! Certo?!


Dica nº 3: "Só tenho esse dia"


Essa é muito boa porque mostra o tamanho da sua dedicação.


A intenção aqui é fazer a pessoa que fez o convite pensar "Puxa vida, isso que é uma pessoa dedicada. Deixando de ir numa festa para ler."


Quando te chamarem, você pode dizer tranquilamente sem culpa "Ah, que pena, viu... Eu queria tanto ir... seria tão bom estar com vocês. Ver a família toda reunida é uma coisa que me enche de alegria. Mas, infelizmente (e com muito pesar no coração), não vai dar. Eu só tenho esse dia para ler e não posso desperdiçá-lo. Obrigado por ter me chamado. Amo vocês! Bjs!"


Se a pessoa contra-argumentar e falar assim "Não tem problema, eu marco outro dia. Quando você pode?"


Aconselhamos que você vá, pois essa pessoa tem você em muita alta conta. Nunca cancele um encontro com quem quer muito ter você ao lado!


Amigos devemos manter por perto!


Dica nº 4: "Recebo por página"


Quando te fizerem o convite e você não quiser ir, você pode dizer que estará trabalhando para o seu futuro.


Explique que a leitura te dá um retorno que nenhuma outra atividade te proporciona.


Diga também que você recebe pra ler, o que não deixa de ser verdade, já que a leitura paga de milhares de formas diferentes.

Você pode dizer "Estou terminando de ler um livro e não posso ir. Eu recebo por cada página lida. Se eu ficar sem ler essa tarde, nunca mais vou recuperar o tempo perdido."


E se a pessoa perguntar "Quanto você recebe por página?" Diga que é segredo, mas que ela pode descobrir se pegar um livro pra ler. ;)


Dica nº 5: "A cigana me contou"


Essa dica é muito usada por um certo apresentador de Tv que não gosta de dar entrevistas.


Sempre quando pedem para ele dar entrevistas, ele diz que uma cigana contou a ele que ele não poderia dar entrevistas, pois, caso desse, morreria no dia seguinte.


A dica funciona e a gente pode adaptá-la para o nosso contexto.


Você pode contar uma história muito parecida com essa. Mas mantendo-se sério. Sem risadinhas ou tom pejorativo.


Você pode explicar "Num certo dia, em tal lugar, uma cigana leu minha mão e me fez uma revelação que eu nunca vou esquecer. Ela disse que se eu deixar os livros para ir em alguma festa, todas as pessoas que estiverem presentes nela, vão morrer."


Achamos pouco provável que você tenha uma contra-argumentação depois dessa!


Dica nº 6: "Só se eu puder levar meus livros"


Essa dica só funciona se você dar bastante ênfase na quantidade de livros que vai precisar levar e no quanto isso será incômodo para quem estiver no almoço.


Ao chegar, comece a falar sobre livros, o tempo todo. Explique sobre eles, a importância deles, sobre os autores, sobre as histórias, enfim! Fale tanto de livro que ninguém mais vai querer ver a sua cara!


Essa é uma boa forma de evitar um convite futuro!


Conclusão


O mais aconselhável a dizer, quando fizerem um convite ao qual você não queira ir, é ser sincero e dizer a verdade, mesmo que ela machuque um pouquinho.


Mas, na ausência dessa coragem e, para evitar todo o desconforto gerado por ela, às vezes precisamos recorrer a medidas mais criativas do que dizer apenas "NÃO".


Entretanto, se você estiver preparado para isso, não se preocupe em dizer "Não. Eu não quero" , pois a vida é sua e você tem o direito de dizer isso quantas vezes quiser.


De toda forma, se for preciso, estão aqui as diquinhas preciosas para você usar quando te convidarem para aquele encontro que você não estar muito afim de ir.


Segue dicas:

  1. Recebi um chamado;

  2. O livro é emprestado;

  3. Só tenho esse dia;

  4. Recebo por página;

  5. A cigana me contou;

  6. Só se eu puder levar meus livros.


Faça bom uso das dicas! Abraços do time mais bookaholic do mundo e até a próxima! :)

 

Fontes: A redação



bottom of page