top of page

Conheça Renan Costa de Negri, autor de "Existências Rebeldes"

No décimo episódio do programa "Autores Para Sempre", você vai conhecer a história do músico e escritor Renan Costa de Negri.

Renan Costa de Negri tem na música uma grande aliada para pensar o mundo e resistir às dificuldades da vida.


Formado em Ciências Sociais, é professor de Sociologia no ensino médio e tem por prazer pesquisar documentos históricos, tais como o material da censura e perseguição ao Rock e o Punk Rock nacional.


Músico por paixão, toca nas bandas Cigana Nochy (autoral) e Cambalache (tributos do Rock Nacional).


Amante da arte e do mundo audiovisual, participa e desenvolve projetos como o programa de rádio Antroporock da Mutante Radio, o podcast Selvagens Histórias e a série de audiodramas Literalmente Músicas.


Escreve sobre lançamentos de bandas no site da Funderground e é membro do Espaço Cultural Malucos Beleza de Piracicaba.


Em suas produções, busca estabelecer relações entre as produções artísticas e os conhecimentos na área das ciências humanas e sociais.


O autor embarca no mundo literário com o romance Existências Rebeldes e sua identificação com a escrita do gênero ocorreu durante a quarentena do covid-19.


Existências Rebeldes (Sinopse)

Existências Rebeldes é um romance com ares de distopia que narra uma sociedade controlada por um governo autoritário após a disseminação de um vírus que afetou quase todos os adultos e idosos da nação, fazendo-os acreditar e seguir sem criticidade às ordens e ideias do presidente.


O que ninguém imaginava é que crianças e jovens seriam altamente imunes e acabariam por agir de maneira rebelde junto aos poucos não infectados.


O livro apresenta relação direta com músicas que influenciaram a vida do autor.


Em cada capítulo, ao menos uma canção serve de base para a narrativa e mostra-se como uma forma de homenagem à bandas e artistas como Raul Seixas, Rita Lee, Titãs, Inocentes, Ratos de Porão, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Lixomania e 365.


Colégios militares como forma de correção de corpos e mentes, censura, manipulação das informações e perseguição aos insurgentes, aparecem nessa estória que carrega críticas sociais às características de governos autoritários e dialoga com fatos históricos e questões sociológicas, buscando constantemente alertar sobre a importância do direito à liberdade e à diversidade.


Para saber mais sobre Renan Costa de Negri e suas obras, siga-o em suas redes sociais: @renancambalache.

 

Programa Autores Para Sempre.

 

Saia da sala escura. Assine o Alerta Literário e veja todas as premiações literárias que estão abertas e ainda receba uma notificação toda vez que surgir outras.

Posts recentes