top of page

César Ribeiro lança livro sobre a história das carrancas: peças lendárias da cultura nordestina

Em pré-lançamento pela editora Opera Editorial, 'Sob a Vigília da Carranca' traça um paralelo sobre a origem das peças ribeirinhas em uma obra que une ficção histórica e horror cósmico.

Está em pré-lançamento, pela editora Opera Editorial, o primeiro romance do autor César Ribeiro.


Sua obra trata da cultura nordestina, principalmente em relação as carrancas – peças feitas de madeira que antigamente eram usadas nas proas de barcos para proteger contra maus agouros.


'Sob a Vigília da Carranca' recebeu no ano de 2021 duas indicações a nível nacional de literatura. Sendo elas: o Prêmio Book Brasil, na categoria de Melhor E-book Narrativa Longa, e, o Prêmio ABERST de Literatura, na categoria Narrativa Longa de Horror.


Em sua concepção, César Ribeiro preocupou-se em apresentar ao leitor uma obra que contasse mais afundo as origens das peças que eram confeccionadas pelos artesãos ribeirinhos.


Dar destaque a um importante ícone da cultura nordestina que vem sendo esquecida com o passar do tempo.


O autor explica sobre a origem das carrancas e os motivos que o levaram a escrever sobre elas. Veja:


As Carrancas são peças feitas de madeira com a imagem de uma criatura zooantropomórfica. Uma mescla de homem e animal.
No passado elas eram produzidas por artesãos ribeirinhos para decorar as proas das barcas que navegavam pelos rio São Francisco e seus afluentes. Com o fim do comércio pelos rios, elas se tornaram mais raras.
Hoje em dia são objetos de decoração e proteção, vendidos em diversas feiras de artesanato no nordeste. Muito se mudou do aspecto original delas até aqui.
Mas a ideia de serem amuletos de proteção contra maus espíritos veem desde antigamente.

Além de retratar essa peça popular tão importante para a cultura brasileira, César usa uma narrativa moderna, unindo características entre o horror cósmico e a ficção histórica.


'Sob a Vigília da Carranca' está em pré-venda até o próximo dia 21 de outubro. Para comprar o livro, clique aqui!


Sobre o autor


Nascido em Salvador e morando atualmente no estado de Sergipe, César Ribeiro se interessou pela escrita ainda na infância, através dos livros infantis da coleção vaga-lume.


Ao lado de sua mãe, César debatia as histórias que eram recomendadas na escola e, logo depois, começou a se interessar por gibis, tendo como leitura frequente as aventuras da Turma da Mônica.


Na adolescência, sua paixão pela leitura só aumentava. Foi nessa época que ele conheceu as obras do escritor norte-americano R. L. Stine, considerado pela crítica como o Stephen King da literatura infantil. A partir daí, César Ribeiro nunca mais parou.


Parte integrante de outras manifestações artísticas, como o teatro e a dança, foi durante o período de pandemia que César decidiu da voz as histórias que guardava dentro de si.


Como resultado desse desejo, surgiu o livro 'Sob a Vigília da Carranca', que já foi indicado a dois prêmios literários e está em processo de publicação pela editora Opera Editorial.

 

Fonte: Entrevista exclusiva

 

E aí, esse texto foi útil para você? Ele também pode ser útil para mais pessoas! Compartilhe com os seus amigos e siga a gente no nosso instagram oficial @livrosparasemprelps, lá você vai ter acesso a toda a magia da literatura! Abraços e até a próxima! :)

Comments


bottom of page