top of page

As principais vantagens de participar de prêmios e concursos literários

Participar de prêmios e concursos literários é muito vantajoso tanto para escritores profissionais, quanto para iniciantes.


As principais vantagens de participar de prêmios e concursos literários são:


1. Valorização do seu trabalho e currículo literário


Ao ganhar um prêmio ou concurso literário, você passa a ser visto de forma diferente no mercado editorial.


Isso porque, os prêmios proporcionam reconhecimento e credibilidade.


Nesse sentido, ao participar de um concurso literário, o autor tem mais chances de fechar contratos com médias e grandes editoras.

2. Mais reconhecimento


O reconhecimento é uma das maiores vantagens de ganhar um prêmio ou concurso literário, pois abre portas na vida de um escritor.


Por exemplo, as obras de autores premiados costumam ter uma maior circulação nas redes sociais e livrarias.


Além disso, os autores que vencem concursos têm maior acesso a grandes canais de divulgação, como sites e jornais.


Isso tudo faz com que o autor seja mais reconhecido tanto entre os profissionais do mercado, quanto entre os leitores.


No fim das contas, participar um prêmio literário pode te ajudar a ter maior visibilidade, vender mais livros, fechar contratos com editoras e muito mais.


3. Prêmios em dinheiro


Muitos prêmios e concursos literários oferecem uma recompensa em dinheiro aos vencedores.


Para muitos escritores, a recompensa em dinheiro não é o motivo principal para participar de concursos.


No entanto, essa premiação pode ser muito útil para investir na sua carreira como escritor. Por exemplo, você pode usar esse dinheiro para lançar um livro de forma independente, criar novas estratégias de marketing e investir na edição de suas obras.


Inclusive, alguns concursos literários e prêmios oferecem uma premiação relativamente alta. O Prêmio Leya, por exemplo, oferece uma recompensa de 50 mil euros.


Já o Prêmio José Saramago oferece 40 mil euros ao vencedor. Outro prêmio bem famoso é o Prêmio Kindle que ofereceu uma recompensa de 50 mil reais em 2023.


4. Publicação sem custo


Boa parte dos prêmios e concursos literários proporcionam a publicação dos livros dos vencedores, com os custos por conta da organização do prêmio.


Essa é uma vantagem muito boa, pois a publicação de um livro pode custar bem caro. Com a publicação por conta da editora, o caminho para o tão almejado sucesso fica bem mais fácil, tendo em vista que você não estará mais sozinho no trajeto.


Você já conhecia essas vantagens de participar de prêmios e concursos literários? Confira também o artigo que escrevemos sobre as mentiras que contam sobre prêmios literários.

 

Publicidade: conecte-se com as melhores oportunidades do mercado editorial e literário. Basta clicar aqui para não perder mais nada!

 

Comments


bottom of page