A importância da criatividade para os escritores
A criatividade é a chave para escrever histórias impactantes, mas como se manter criativo?

A escrita de uma história envolve a criação de um mundo imaginário, com pessoas, cenários e situações. Isso significa que para escrever histórias impactantes e emocionantes, é preciso ter muita criatividade.
Muitos artistas, inclusive os escritores, não pensam na importância que a criatividade tem em seu trabalho.
Mas é a criatividade que possibilita a criação de uma história única, diferente de todas as outras presentes no mercado editorial.
Sem criatividade, você irá escrever histórias sem graça, que não impactam os leitores.
Rompantes de inspiração versus criatividade constante
Talvez você dependa de inspiração para escrever. A inspiração é quando você se sente extremamente criativo, sendo capaz de ter muitas ideias em um curto período de tempo.
O problema da inspiração é que ela é imprevisível. Ou seja, você não sabe quando ela irá chegar nem quando ela irá embora.
Depender da inspiração para fazer arte é muito arriscado. E se a inspiração não vier quando você mais precisa?
Suponhamos que você é assinante do Alerta Literário e recebeu um e-mail com uma oportunidade incrível de concurso literário que irá pagar um bom prêmio em dinheiro.
Você verifica a temática do concurso e se sente inspirado para escrever uma história e participar.
No entanto, no meio da história, a inspiração vai embora e você não sabe como continuar a escrever, as ideias acabaram.
Nessa situação, você pode perder uma grande oportunidade só porque a inspiração foi embora e você não se sente criativo.
Qual é a solução para não depender de inspirações? Se manter criativo.
Ao se manter criativo, você pode ter boas ideias sempre que quiser. Você ainda pode aproveitar os rompantes de inspiração, mas não irá depender deles.

Como se manter criativo
Mas como se manter criativo? Essa foi a pergunta que me fiz quando estava escrevendo uma história e a inspiração me deixou.
Comecei a estudar sobre criatividade e aprendi algumas técnicas e exercícios. Com base neles, comecei a criar meus próprios exercícios, para suprir minhas necessidades criativas.
Acabei desenvolvendo vários exercícios, que reuni em um e-book chamado Estímulos Criativos, clique aqui e confira.
Um dos meus exercícios favoritos (está incluso no e-book) é: peça para um familiar ou amigo te dar um tema. Depois disso, analise calmamente o tema e pense nas possibilidades que ele possui.
Por fim, escreva algo com este tema, pode ser um conto, uma crônica, um poema…o importante é escrever algo.
Por exemplo, vamos imaginar que seu amigo te deu o tema “guarda-chuva”. O que você pode escrever que envolva um guarda-chuva?
No começo você pode ter dificuldade com esse exercício, principalmente se você achar o tema difícil. A minha dica é: não se cobre demais. A ideia não é criar um livro épico, a ideia é estimular a criatividade.
Portanto, pense nas possibilidades e crie uma história. Além de exercitar sua criatividade, você ainda treina sua escrita.
Enfim, existem vários exercícios simples como este que ajudam a aumentar a criatividade. Ao praticar esses exercícios periodicamente, você vai aumentando sua criatividade aos poucos.
Publicidade: gostaria de ser avisado antecipadamente sempre que surgir novas oportunidades para autores? Basta clicar aqui para não perder mais nada!