5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília está de volta!
Está acontecendo em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, até o próximo dia 30, a 5ª edição da Bilb: Bienal Internacional do Livro de Brasília. Tema deste ano é "A transformação acontece aqui"

A Bienal Internacional do Livro de Brasília é o maior evento literário da região Centro-Oeste, tendo recebido em suas edições anteriores, mais de 1,5 milhões de pessoas.
O evento é conhecido por ter uma grande diversidade de atividades, que variam entre o lançamento de livros, masterclass, debates e palestras.
Conta também com a presença de autores locais, nacionais e internacionais.
Este ano, a programação do evento foi dividida em seis eixos temáticos. Sendo eles:
autores;
mercado;
música;
HQs;
crianças;
multimeios.
Serão mais de 400 mil livros expostos na bienal, distribuídos em 100 expositores, entre editoras, distribuidores de livros e livrarias.
A organização do evento prevê a circulação de aproximadamente R$11 milhões arrecadados com a venda de livros.
Quem serão as personalidades que estarão presentes na bienal?
O número de artistas que participarão da 5ª edição da Bienal Internacional do Livro de Brasília é bem extenso. Veja alguns deles:
MV Bill (mesa: Rap na biblioteca, 23/10 às 18h30);
Natalia Timerman (mesa: A escrita de si, 23/10 às 17h);
Gregório Duvivier (eixo multimeios: o humor no jornalismo como ferramenta de informação, 26/10 às 19h);
Raphael Montes, Cristhiano Aguiar e Vitor Camargo de Melo (mesa: Terror à brasileira, 29/10 às 14h);
Aline Bei (mesa: de evas e liliths, 29/10 às 16h).
Para ter acesso a programação completa, clique aqui!
Data, horário de funcionamento e ingressos
A 5ª edição da Bienal Internacional do Livro de Brasília teve início na última sexta-feira (21), e o seu encerramento será no próximo dia 30.
O horário de funcionamento da bienal, durante a semana, será das 09h até às 22h.
Nos finais de semana, no entanto, o horário de abertura dos portões se alteram, começando um pouco mais tarde, às 10h. O fechamento dos portões ocorrerá sempre no mesmo horário.
Os valores dos ingressos variam entre 10 e 20 reais, sendo que, em alguns dias, a entrada é gratuita.
Mas preste atenção! Mesmo nos dias em que a entrada é franca, será necessário retirar o ingresso eletrônico pelo Sympla!
Escritoras homenageadas
A escritora brasileira Miriam Alves e a escritora mexicana Laura Esquivel serão às personalidades homenageadas da 5ª edição da Bilb.
Miriam Alves

Miriam Alves é professora, assistente social e escritora. Nasceu em São Paulo no ano de 1952. Começou a escrever aos 11 anos de idade.
Nos anos 1980 fez parte do coletivo Quilombhoje Literatura, grupo responsável pela publicação dos Cadernos Negros — série literária independente que publica textos afro-brasileiros.
Em seus textos, Miriam aborda o racismo, a militância e muitos outros aspectos da sociedade. Já publicou poemas, romances e contos.
Miriam é uma das escritoras mais relevantes do país, pois sua obra e sua personalidade, além de emocionar, também promove críticas à sociedade, principalmente em relação ao racismo.
Também conhecida internacionalmente, Miriam Alves já participou de debates e palestras no exterior, tais como: “1996 International Conference of Caribbean Women Writers and Scholars" e, no ano de 1997 em Nova York o “Latin American Speaker Simposium.”
Deu palestras também na Áustria e na Alemanha.
Sua obra é constantemente estudada por acadêmicos em artigos científicos, teses e dissertações no Brasil e no exterior. Miriam Alves é uma das principais vozes da literatura afro-brasileira.
Algumas de suas obras:
Momentos de busca (1983);
Estrelas no dedo (1985)
Mulher mat(r)iz (2011);
Bará na trilha do vento (2015);
Maréia (2019);
Poemas reunidos (2022).
Laura Esquivel

Laura Esquivel nasceu no México no ano de 1950. É escritora, dramaturga e produtora cultural, tendo passado pela política entre os anos de 2015 e 2018, como deputada federal.
Suas obras são muito conhecidas internacionalmente e seu romance "Como água para chocolate" (1989) liderou a lista dos mais vendidos do New York Times por mais de um ano.
Essa mesma obra, inclusive, foi adaptada para o cinema e vendeu aproximadamente 3,6 milhões de exemplares.
Algumas de suas obras:
Como água para chocolate (1989);
La Ley Del Amor (1997, A Lei do Amor);
Estrellita Marinera (1999, A Pequena Estrela-do-mar);
Tan Veloz Como El Deseo (2002, Tão Veloz Como o Desejo)
Intimas Suculencias, Tratado Filosofico de Cocina (1998, Íntimas Suculências, Tradado Filosófico de Cozinha);
Clique aqui para saber mais sobre a 5ª edição da Bienal Internacional do Livro de Brasília!
Fontes: BILB, LiterAfro/UFMG e Diplomacia Business
E aí, esse texto foi útil para você? Ele também pode ser útil para outras pessoas! Compartilhe com os seus amigos e siga a gente no nosso instagram oficial @livrosparasemprelps, lá você vai ter acesso a toda a magia da literatura! Abraços e até a próxima! :)