Alexandre de Almeida

17 de jan de 20231 min

Sua estante é sua meta de leitura

Foto de Pickawood na Unsplash

Os últimos dias de 2022 e os primeiros de 2023 foram marcados pelas retrospectivas e metas de leitura.

E se existe uma vantagem de estar na internet é poder ver diferenças e semelhanças entre as pessoas – principalmente as leitoras.

Talvez pela economia ainda abalada com a Covid-19 ou pelo crescimento no consumo de livros impulsionados pelas redes sociais, 2022 foi um ano repleto de eventos literários presenciais e um verdadeiro boom na produção de conteúdo.

Porém, a influência funciona de muitas maneiras. Uma tendência que pude analisar – ao menos entre quem sigo e quem vai surgindo na minha "for you" – é que a maioria das escolhas para o novo ano já estão dentro de casa.

As minhas, pelo menos, só tinham 3 ou 4 espaços sobrando antes do final do ano. Comecei o ano comprando o último da lista.

Assim como eu, outres produtores de conteúdo fizeram suas TBRs – To Be Read – resgatando o que está há um tempo no próprio acervo.

Escolhi algumas aquisições de 2022 para figurar a lista, sem perder a oportunidade de adicionar alguns favoritos das ditas "bookredes".

Fato: estamos tirando o pó desses livros encalhados, ao passo que tentamos nos encaixar num público influenciável.

Essa tendência é, também, um convite. Talvez seus livros estejam precisando – há tempo demais – de uma atenção que você quase não tem disposição para dar.

E, finalmente, vamos cumprir aquela velha promessa de ler, esse ano, os livros que estão na sua estante, prateleiras, guarda roupas ou qualquer outro lugar que os guarde.


Artigo de opinião escrito por Alexandre de Almeida*