Rafael Moraes (Fundador)

7 de out de 20222 min

Ruy Castro é o novo acadêmico da Academia Brasileira de Letras

Atualizado: 1 de jan de 2023

Escritor e jornalista ocupará a cadeira de número 13, que pertencia a Sérgio Paulo Rouanet

Divulgação

A Academia Brasileira de Letras (ABL), em cerimônia na última quinta-feira (06/10), elegeu o jornalista, tradutor e escritor mineiro Ruy Castro como novo membro da academia.

Foram 32 votos a favor de sua eleição entre os 35 acadêmicos presentes.

Ruy Castro ocupará a cadeira de número 13, que antes pertencia ao ex-ministro da Cultura e diplomata Sérgio Paulo Rouanet.

Ruy Castro

Ruy Castro nasceu no ano de 1948 na cidade de Caratinga, em Minas Gerais.

É conhecido pelo pioneirismo na criação de biografias. Tendo escrito obras de grande prestígio, como, por exemplo, O Anjo Pornográfico – A Vida de Nelson Rodrigues (publicada no ano de1992).

Escreveu também outras biografias, tais como, Carmen: uma biografia (publicada em 2006, que recebeu o prêmio Jabuti), Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha (publicado no ano de 1995), assim como algumas outras.

Ruy Castro também é conhecido por produzir reportagens mais aprofundadas, apresentando com mais informações o teor de suas pesquisas. Gênero esse, denominado como livro-reportagem.

Além de biografias, Ruy Castro também é autor de livros de ficção.

Escreveu o livro juvenil O Pai que era Mãe, e algumas adaptações de clássicos como Frankenstein e Alice no País das Maravilhas.

No total, Ruy Castro ganhou 4 vezes o prêmio Jabuti. Em 2021, pelo conjunto de sua obra, ganhou também o Prêmio Machado de Assis, concedido pelos membros da Academia Brasileira de Letras.

Conclusão

O jornalista, tradutor e escritor mineiro Ruy Castro é eleito o mais novo acadêmico da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ocupará a cadeira de número 13, que antes pertencia ao ex-ministro da Cultura e diplomata Sérgio Paulo Rouanet.

Ruy Castro é conhecido por ser um dos pioneiros na produção de biografias no Brasil. Já recebeu o prêmio Jabuti 4 vezes. Ganhou também, no ano de 2021, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Machado de Assis.


Fontes: EBC, G1 e Correio Braziliense