Rafael Moraes (Fundador)

1 de jul de 20223 min

Por que o cheiro de livro novo é tão bom? Entenda

Atualizado: 6 de jan de 2023

Existe aroma melhor do que o cheiro de livro novo? Talvez exista, ou não, vai depender de cada pessoa é claro.

Mas uma coisa é certa: para muitos leitores, o cheiro de livro novo é algo inesquecível! Você concorda?
 

Agora, a questão em si é, por que? Por que o cheiro de livro novo é tão bom?

Vamos as vias de fato!

Existe uma parte do nosso cérebro chamada hipotálamo. Essa pequena parte, do tamanho de uma amêndoa, que fica no nosso cérebro, é responsável por coordenar muitas das funções denominadas endócrinas. E que funções são essas? Você deve estar se perguntando.
 

Vamos lá!

O sistema endócrino, explicando de maneira simples, é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios no corpo humano. Em outras palavras, o hipotálamo coordena boa parte das glândulas responsáveis pela produção de nossos hormônios.
 

E por que você precisa saber disso?

Porque a relação emocional que temos com o cheiro de livro novo parte daí.

Os cheiros, em si, sempre nos remetem a algum lugar, ou a alguma lembrança ou pessoa. No caso dos livros, a primeira sensação que temos é a do bem-estar proporcionado pela memória afetiva que carrega o cheiro de livro novo.

Quando sentimos esse cheiro, lembramos das qualidades de se ter um livro. A sensação de abri-lo pela primeira vez, assim como, a expectativa em relação ao texto.

Não é só o cheiro em si, mas também a lembrança

Ocorre algo muito parecido com o cheiro de carro novo, por exemplo. Quando entramos em um carro que está sendo usado pela primeira vez, o cheiro nos remete a algo bom, que nunca foi usado, e, por essa razão, gostamos tanto.

Química


 
Mas falando agora das questões químicas que envolvem a produção das páginas dos livros, é preciso ressaltar que existe pouco estudo nessa área.

As poucas pesquisas que existem enfatizam o uso de elementos químicos na produção das páginas, como por exemplo, o uso de diferentes tintas e a fabricação do próprio papel.


 
Entretanto, tratando-se de livros novos, o aroma pode mudar muito, porque cada produção pode usar elementos diferentes para a obtenção do resultado final.

Na fabricação das páginas podem ser encontrados elementos químicos como hidróxido de sódio, peróxido de hidrogênio, dímero de alquil ceteno, celulose e lignina.


 
A celulose é a matéria-prima na fabricação do papel, gerada através de troncos de eucalipto.


 
Além dos elementos químicos que compõem a fabricação de um livro, somado ao poder da nossa memória afetiva, temos também o fator extremamente natural vindo dos troncos de árvore; do eucalipto mais especificamente.


 
Conclusão


 
Existem poucos estudos acerca do aroma dos livros. Mas sabemos que o cheiro de livro novo pode ser marcante para muitos leitores.


 
Primeiro por questões emocionais que envolvem as lembranças relacionadas aos livros. A sensação de rasgar o plástico que envolve o objeto e abri-lo ao meio para sentir o aroma das páginas novinhas em folha. A sensação de liberdade e prazer.


 
Há também explicações que envolvem o uso de substâncias químicas na produção das folhas. Como é o caso da celulose que é a matéria-prima na fabricação do papel.

Durante o processo, é utilizado muitas outras substâncias na obtenção da cor e textura. Como exemplo temos o hidróxido de sódio, peróxido de hidrogênio e dímero de alquil ceteno que podem influenciar de variadas formas no cheiro final das páginas.


 
E há também a explicação relacionada aos elementos naturais, como é o caso do próprio eucalipto; árvore usada na fabricação da celulose.


 
Esses três fatores podem servir de base para entendermos um pouco sobre os motivos que fazem o cheiro de livro novo ser tão bom.


 
Conseguiu entender? Fomos claros?


 
Para você não se esquecer!


 
O cheiro de livro novo é bom por conta da junção de três fatores:

  • Emocionais (devido ao lance da memória);

  • Químicos (por conta da composição dos elementos na fabricação do livro);

  • e naturais (devido ao uso de troncos de eucalipto no processo de fabricação das folhas).

Esperamos que o nosso artigo tenha te ajudado de alguma maneira! Muito obrigado por ter lido! Até a próxima!


Fontes: Compound Interest, Hypeness, Super Interessante, Drauzio Varella e Stoodi.


Publicidade: você gostaria de receber uma notificação sempre que surgir prêmios, concursos ou editais literários em língua portuguesa? Conheça o Alerta Literário! Clique aqui!