Jaíne Jehniffer

15 de mar de 20233 min

Plataformas de autopublicação: quais são as melhores opções?

As plataformas de autopublicação são uma boa opção para quem deseja publicar o seu livro de forma independente, podendo fazer isso de forma gratuita.

As plataformas de autopublicação são uma opção para os autores que desejam publicar suas obras de forma independente, isto é, sem o apoio de uma editora.

Desse modo, na autopublicação, o autor não conta com os investimentos de uma editora e precisa arcar com todos os processos editoriais.

Para tornar isso mais fácil, existem plataformas de autopublicação.

Algumas vantagens das plataformas de autopublicação são:

  • Você fica com a maior parte dos ganhos da venda: diferente da publicação com editoras, que geralmente ficam com a maior parte da porcentagem, na publicação independente você detém todos os ganhos;

  • Liberdade de criação: você tem mais liberdade nas decisões finais do seu livro;

  • Aprendizado: ao publicar de forma independente, você aprende com o processo.

Por outro lado, algumas desvantagens são:

  • Mais trabalho: é você quem vai publicar e acompanhar o processo de vendas, ou seja, você ficará responsável por tudo. Escrita, revisão, diagramação, capa, estratégia de marketing, venda, logística etc.

  • Menor alcance e relevância: sem o apoio e a orientação de profissionais da área, você pode alcançar menos pessoas e ter uma relevância menor para o mercado literário;

  • Os custos da publicação são seus: Não tendo ninguém para arcar ou dividir os custos, você precisa investir sozinho na publicação, isto é, todo o investimento sairá do seu bolso.

Enfim, agora que você conhece algumas vantagens e desvantagens, confira algumas alternativas para publicar seu livro de forma independente.

Opções de plataformas de autopublicação

Wattpad

O Wattpad é uma plataforma de publicação mais voltada para novos escritores. Por lá, você pode não apenas publicar seus livros, mas também interagir com os leitores, criando uma comunidade.

Isso é vantajoso, pois se você tiver uma comunidade forte e engajada, você tem possíveis compradores caso decida publicar seu livro físico ou em plataformas de autopublicação que remuneram os autores.

Inclusive, no Wattpad existe a opção de publicar livros que os leitores precisam pagar para ler.

Mas esse não é o foco principal da plataforma, que conta com um grande público em busca de bons livros gratuitos.

O grande diferencial do wattpad é criar comunidade e "testar" as suas histórias, tendo contato direto com as opiniões dos leitores.

KDP - Kindle Direct Publishing

O KPD é a plataforma de autopublicação da Amazon. Aqui o foco são os escritores que estão em busca de uma publicação um pouco mais profissional, já que o livro ficará disponível na Amazon e o autor será remunerado pelas leituras e vendas da obra.

O seu livro poderá ser acessado por leitores assinantes e não assinantes do Kindle Unlimited (K.U).

Para os não assinantes, é você quem define o preço do livro. Já para os assinantes do K.U, o acesso é "gratuito", mas o autor recebe por página lida.

É bom lembrar também que, geralmente, para se inscrever no Prêmio Kindle de Literatura, é necessário que a obra esteja publicada no KDP.

Clube de Autores

O Clube de Autores é uma plataforma de autopublicação com maior distribuição por livrarias e marketplaces do mundo.

No Clube de Autores, você pode publicar seu livro gratuitamente e ainda definir o quanto quer receber de direitos autorais.

Além disso, você tem a opção de publicar o livro digital ou físico e conta com o suporte da plataforma para serviços como: revisão, diagramação e capa.

Bibliomundi

A Bibliomundi foi criada em 2014 com a intenção de servir como um elo entre o mercado editorial e tecnológico, funcionando como um agente protagonista da revolução do livro digital.

Além de oferecer a ferramenta de autopublicação, a Bibliomundi também oferece soluções de distribuição, envios e vendas diretas de e-books.

Enfim, a plataforma conta com mais de 12 mil autores independentes e com distribuição para dezenas de lojas pelo mundo.

UICLAP

O UICLAP é uma plataforma gratuita que realiza não apenas a publicação, mas também a venda, produção e distribuição de livros impressos.

Uma das vantagens da plataforma, é que a publicação é sem exclusividade e sem tiragem mínima.

Para publicar livros pela UICLAP, basta fazer o upload do conteúdo no portal, escolher os detalhes do livro e definir o quanto deseja receber pela venda.

Depois disso, o livro fica disponível na Loja UICLAP, sendo produzido e entregue de acordo com as vendas.

Google Play Livros

A plataforma de autopublicação do Google é uma das maiores coleções de livros digitais do mundo. Por meio dela, você pode comprar, vender ou disponibilizar e-books gratuitamente.

Além disso, o Google Play Livros é uma das plataformas de leitura mais conhecidas entre os leitores.

Livrorama

Para finalizar nossa lista, temos a Livrorama, uma plataforma de autopublicação gratuita.

Além de publicar gratuitamente, o autor consegue definir o quanto ele deseja ganhar com a venda e os livros ficam disponíveis na loja virtual da plataforma.


Fontes: UICLAP, Livrorama, Bibliomundi, Livro bingo e Clube de autores.


Saia da sala escura. Assine o Alerta Literário e veja todas as premiações literárias que estão abertas e ainda receba uma notificação toda vez que surgir outras.