Rafael Moraes (Fundador)

11 de fev de 20232 min

"Da Ponte pra cá: A Margem", o Prêmio Literário que celebra a voz das margens

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 26 de fevereiro de 2023. Veja como participar.

A Associação Literária, Educativa e Cultural Venas Abiertas, juntamente à Produtora Cultural A|BORDA lançam Prêmio Literário para prestigiar e valorizar a produção de escritores e artistas marginais de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

O prêmio “Da ponte pra cá: a margem” é uma iniciativa que busca valorizar e reconhecer a diversidade literária e artística praticada por escritores marginais e periféricos, bem como ampliar a visibilidade destas produções, contribuindo para o seu fortalecimento identitário, político e social.

É uma oportunidade para romper as barreiras impostas pelo mercado editorial e estimular a literatura de figuras que se distanciam do cânone.

Com o Prêmio Literário "Da Ponte pra cá: A Margem", será possível ampliar a visibilidade dos escritores marginais, além de incentivar a produção e difusão de obras de autores periféricos, mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiências visual e auditiva.

O prêmio também tem como objetivo dimensionar e apoiar modos ressignificados de fazer e distribuir suas produções literárias e artísticas (como zines, áudio-poemas, artes visuais), trazendo à tona a importância do saber intelectual advindo de figuras não acadêmicas e de posição social baixa.

Com premiação em dinheiro, serão celebradas cinco categorias:

  • Novos autores;

  • Produção artesanal de zine;

  • Artes Visuais;

  • Literatura Surda, e;

  • Literatura Oral.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 26 de fevereiro de 2023.

Além disso, será lançada uma antologia literária intitulada "Nós OS Marginais", composta pelos textos e artes visuais dos cinco primeiros colocados em cada categoria, visando privilegiar a distribuição da produção literária margeada e marginalizada.

Parte da antologia será distribuída gratuitamente para bibliotecas comunitárias e Centros Culturais.

A cerimônia de premiação que tem como proposta curatorial “Afro diáspora: nós da margem”, homenageará escritores negros e periféricos que marcam a literatura brasileira e será um momento especial para celebrar a diversidade e a inclusão cultural, com apresentação teatral da companhia teatral 5SÓ, Sarau Coletivoz e shows musicais.

Quem pode participar

Podem se inscrever na premiação:

  • Pessoas maiores de 18 anos;

  • Moradores de Belo Horizonte e RMBH (Baldim, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jabuticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano);

  • Poetas surdos, com textos em verso, prosa, piada, apresentados em vídeo em libras.

O edital na íntegra e os formulários de inscrição podem ser acessados através do seguinte link: clique aqui.
 

 
"Da Ponte pra cá: A Margem", a primeira premiação literária que celebra a riqueza e a diversidade da produção literária e intelectual de escritores marginais!

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. PROJETO Nº 0522/2022.


Fonte: Divulgação e Edital de Premiação - Prêmio Literário da Ponte pra Cá: a margem


Saia da sala escura. Assine o Alerta Literário e veja todas as premiações literárias que estão abertas e ainda receba uma notificação toda vez que surgir outras.