Rafael Moraes (Fundador)

4 de jan de 20232 min

Com apenas 10 anos, garoto já leu mais de 1 mil livros

Com o incentivo dos pais, menino do interior de Goiás leu 700 livros só em 2022. Ao todo, sua lista de leituras já ultrapassou a marca de mil livros lidos.

Foto por: arquivo pessoal/Taís Batista Santana Marques. Reprodução: via G1

Não é de hoje a paixão de Gustavo Henrique Santana Marques pela leitura. Incentivado pelos pais, Gustavo começou a ler quando ainda tinha 6 anos de idade.

Morador da cidade de São Patrício, no interior do estado de Goiás, Gustavo conta que se sentia motivado a ler quando via os pais lendo:

"Sempre vejo minha mãe lendo muito e peguei o costume dela", relata o garoto.

Só em 2022, Gustavo leu cerca de 700 livros infantis, e comemora esse número com muito entusiasmo.

Ele explica que sua maior motivação para ler tantos livros é a paixão que sente pela leitura, sobretudo pelo o que os livros proporcionam a ele.

Segundo o próprio garoto:

"Enquanto você está lendo, é possível se sentir um viajante dentro da história"

Para Taís Batista Santana, a mãe de Gustavo, esse número é muito importante pois é consequência de toda a dedicação e foco do filho.

"Eu como mãe sinto muito orgulho do meu filho. Ler 700 livros não é para qualquer criança. É o resultado de muita dedicação, esforço, determinação e foco", comenta Taís.

Gustavo Henrique Santana, seu galo de estimação e um dos livros lidos por ele / Foto por: arquivo pessoal/Taís Batista Santana Marques. Reprodução: via G1

A maior parte dos livros lidos por Gustavo são da biblioteca municipal da escola Dom Pedro I, onde ele e a mãe buscam livros regularmente.

Alguns dos livros lidos pelo garoto foram: Alice no Telhado, Traça-Letra e Traça-Tudo, Os bichos que tive e muitos outros.

Apesar de ter lido 700 livros em apenas um ano, Gustavo não tem metas para os anos seguintes. Ele afirma que continuará lendo por paixão:

"Não tenho meta. Vou continuar lendo só por paixão. A leitura é a melhor forma de você atrair conhecimento enquanto você se diverte com a história"

Uma das formas que possibilitou que Gustavo lesse essa quantidade alta de livros, foi a disciplina. O garoto possui horários definidos para cada coisa.

Em 2022, segundo ele, o tempo dedicado a leitura era de aproximadamente duas horas ou mais por dia.


Fonte: G1


Você gostaria de receber uma notificação sempre que surgir prêmios, concursos ou editais literários em língua portuguesa? Assine o Alerta Literário agora! Clique aqui!