Jaíne Jehniffer

3 de jan de 20233 min

A Mandíbula de Caim: o novo fenômeno das mídias sociais

O livro A Mandíbula de Caim é um desafio literário que propõe uma leitura imersiva e está fazendo sucesso no TikTok.

Via Twitter

O livro A Mandíbula de Caim é um verdadeiro sucesso no TikTok e não é para menos: ele é um livro totalmente diferente dos convencionais.

Isso porque, as páginas do livro são destacáveis, e o leitor deve colocar as páginas na ordem correta das seis vítimas e seus assassinos.

Ou seja, A Mandíbula de Caim não é apenas um livro, é um desafio! E este não é um desafio fácil.

De fato, existem milhões de combinações possíveis, mas apenas uma é a sequência correta.

Para você ter uma ideia, o livro foi publicado pela primeira vez há quase 90 anos e apenas quatro pessoas conseguiram decifrar até agora.

Como este é um livro bem diferente, ele virou fenômeno no TikTok, com os booktoks compartilhando suas experiências de leitura e quadros de investigação.

Além disso, com o sucesso do livro no Tiktok, a edição brasileira foi lançada pela Editora Intrínseca no fim de 2022.

Inclusive, após colocar as páginas na ordem correta, você pode mandar um e-mail para a editora, para que ela verifique se você acertou.

Sinopse de A Mandíbula de Caim

O livro A Mandíbula de Caim foi publicado em 1934, por Edward Powys Mathers (1892-1939). Sendo que o livro é um suspense policial composto por 100 páginas destacáveis.

Seis assassinatos ocorrem no livro, cada um deles cometido por um assassino diferente.

No livro consta o desenrolar dos crimes, mas o livro foi impresso e encadernado em ordem aleatória.

Sendo assim, a única forma de descobrir qual a ordem das vítimas e seus respectivos assassinos, é destacando as páginas e colocando na ordem certa.

Portanto, este livro propõe uma leitura totalmente imersiva, onde você deve analisar os crimes em busca de provas e ir organizando a história na ordem certa.

Este livro é perfeito para quem gosta de ler livros de investigação policial e tentar adivinhar quem é o assassino, afinal de contas, ele é um verdadeiro quebra-cabeça literário.

Você pode até mesmo construir um quadro de investigação como aqueles que vemos em filmes de investigação policial!

No entanto, este não é um livro para se ler nas horas vagas como uma distração.

Na verdade, é preciso se dedicar bastante e usar muita lógica para conseguir resolver os mistérios.

De fato, são muitos nomes, detalhes e características físicas que é preciso ficar atento e tomar notas, para aos poucos ir resolvendo os assassinatos.

Sobre o autor

Edward Powys Mathers publicou A Mandíbula de Caim com o pseudônimo de Torquemada, em 1934.

Sendo que Mathers trabalhava como compilador de palavras cruzadas no The Observer. Inclusive, o título do livro é uma referência à primeira arma assassina de que se tem notícia.

Publicado há quase 90 anos, a solução para os crimes do livro ainda é um mistério e, até onde se sabe, somente quatro pessoas conseguiram colocar o livro na ordem correta.

As duas primeiras resoluções do livro ocorreram em 1935, pouco depois que o livro foi publicado.

Posteriormente, um morador de uma casa de repouso em Hampshire, no sul da Inglaterra, teria também resolvido o mistério e recebido um bilhete do próprio autor o parabenizando.

A última descoberta ocorreu em 2020, quando o escritor e comediante britânico John Finnemore conseguiu colocar as páginas na ordem correta.


Fontes: Terra, Amazon, Intrínseca e MSN.


Você gostaria de receber uma notificação sempre que surgir prêmios, concursos ou editais literários em língua portuguesa? Assine o Alerta Literário agora! Clique aqui!