Jaíne Jehniffer

11 de abr de 20234 min

Kit de imprensa: todo escritor deveria ter um

O kit de imprensa serve para que leitores e profissionais da imprensa possam acessar facilmente conteúdos oficiais sobre você. Isso ajuda na divulgação.

O intuito do kit de imprensa é que os escritores criem uma pequena biografia sobre si mesmos e deixem esse texto de fácil acesso, disponível para que as pessoas que desejam saber mais sobre a sua história e carreira, possam ler esse texto.

Ter um kit de imprensa é essencial para os escritores que desejam ter sucesso. Isso porque, ao contar a sua história você pode criar uma conexão com seu público, estabelecendo laços com os leitores.

Além disso, ter essa biografia disponível facilita na divulgação do seu nome pelos produtores de conteúdo.

Por exemplo, aqui no site Livros Para Sempre, muitas vezes nós compartilhamos sobre o lançamento de livros.

Esse tipo de divulgação é ótima para que os autores possam alcançar mais leitores.

Contudo, pode ser um verdadeiro desafio escrever sobre esses escritores, por causa da dificuldade em encontrar informações sobre eles.

Se eles tivessem um texto falando sobre quando começaram a escrever, sua carreira no mundo literário e afins, seria muito mais fácil e teríamos um artigo mais rico e completo.

Como fazer uma autobiografia

A autobiografia que um escritor deve ter pode ser tido como um press kit. Isso porque, um press kit (kit de imprensa) é um conteúdo criado para apresentar um artista, uma empresa, produtos ou serviços para a mídia.

Dentro do kit de imprensa, está o release, um texto com informações relevantes sobre você.

Ver a si mesmo como uma empresa que oferece um produto, é uma boa forma de saber como escrever o texto de um kit de imprensa.

Por exemplo, se você é uma empresa que as pessoas querem conhecer, então é legal que você fale sobre: sua origem, como começou a escrever, gênero que gosta de escrever, suas características como escritor entre outros.

Para criar maior conexão com os leitores, você pode até mesmo falar um pouco da sua vida pessoal, seus hobbies e seus livros favoritos.

Logo, se você é uma empresa, você tem um produto ou serviço que será vendido para as pessoas. Portanto, não deixe de apresentar o seu produto: seus livros.

Fale sobre a história do livro, sobre os personagens e enredo. Vá além da sinopse, procure instigar a curiosidade do leitor!

Além disso, você pode falar um pouco sobre o processo criativo da obra, a sua relação com os personagens e curiosidades sobre o desenvolvimento do livro.

Todas essas informações sobre você e sua obra, irão contribuir para gerar conexão com os leitores e irá ajudar os produtores de conteúdo a divulgarem o seu nome e seus livros.

Outra dica é que, além de escrever sobre você e seus livros, você também disponibilize fotos com boa qualidade. Assim, quando a imprensa quiser falar sobre você, ela terá facilidade em encontrar uma boa foto sua.

Enfim, algumas vantagens de ter um kit de imprensa são:

  • Conexão com os leitores;

  • Possibilidade de gerar divulgação orgânica (gratuita);

  • Aumento nas vendas do seu livro;

  • A sua história e a do seu livro ficam mais acessíveis.

Onde colocar essas informações?

Talvez você esteja se perguntando: qual é o melhor lugar para disponibilizar o seu kit de imprensa?

Existem algumas opções que você irá conferir abaixo. Um detalhe importante é que essas opções não são excludentes, logo, você pode usar todas essas ferramentas abaixo:

1- Blog

A primeira opção é criar um blog. Neste blog você pode criar um artigo biográfico contando sobre sua história e seus livros. Você pode ainda criar uma galeria de fotos que poderão ser usadas por criadores de conteúdo que desejem divulgar seus livros.

Existem plataformas onde é possível criar um site de forma fácil e gratuita. Mas o ideal seria comprar o domínio, o que exige um certo investimento anual. Portanto, apesar de ser uma ótima solução, nem todos os autores conseguem arcar com os custos.

2- Redes sociais

Essa é uma opção bem acessível, pois ela é gratuita. Você pode criar um post com a sua biografia e deixar fixado no seu perfil.

Aproveite o post para colocar algumas boas fotos suas, do seu livro e de você segurando seu livro.

Mesmo se você for criar um blog, vale a pena fazer um post biográfico e deixar fixado nas suas redes sociais também.

Isso porque, o primeiro contato dos leitores com o autor, muitas vezes, ocorre por meio das redes sociais, como o Instagram, por exemplo.

Vale a pena ainda deixar o link na bio que direcione para o blog.

3- Linkedin

No seu perfil do Linkedin, você pode postar um texto biográfico. Essa é uma ótima opção, pois além de ser gratuita, ainda conta com a credibilidade que a plataforma do Linkedin possui.

4- Wikipédia

Por fim, você pode ainda ter um texto biográfico na Wikipédia. Mas isso talvez seja um pouquinho mais complicado, já que a Wikipédia (até o momento) não aceita que a própria pessoa escreva sobre ela. Ou seja, uma terceira pessoa teria que escrever sobre você.

Aprenda passo a passo

Nós criamos um e-book onde te ensinamos a fazer o kit de imprensa de forma prática e objetiva, ensinando os principais pontos a serem observados na hora de disponibilizar informações sobre você e a sua obra.

Para ter acesso ao e-book completo, clique aqui!


Fontes: Rock content.


Saia da sala escura. Assine o Alerta Literário e veja todas as premiações literárias que estão abertas e ainda receba uma notificação toda vez que surgir outras.