Jaíne Jehniffer

11 de out de 20224 min

A história do Halloween: origem e tradições

O Halloween teve origem nas festividades Celtas de Samhain, que ocorriam durante três dias, tendo início no dia 31 de outubro.

De onde vem o nome Halloween?

Antes de te contar qual a história do Halloween, vale a pena descobrir de onde vem o nome dessa festividade.

O termo Halloween tem origem na cultura do Reino Unido. Sendo que o nome vem de All Hallows' Eve.

"Hallow" é uma palavra antiga que significa "santo". Por outro lado, "eve" significa "véspera".

Sendo assim, no século XVI, o All Hallows' Eve se referia à noite antes do Dia de Todos os Santos, que é celebrado no dia 1º de novembro.

Qual a origem do Halloween?

Talvez você fique surpreso em saber que a festa de Halloween existe há mais de 3 mil anos!

Isso mesmo, ela surgiu com os Celtas, um povo politeísta que acreditava em vários deuses relacionados com as forças da natureza e os animais.

Em resumo, os Celtas celebravam durante três dias o festival de Samhain, tendo início no dia 31 de outubro.

No festival, o povo comemorava o fim do verão e a passagem do ano Celta, que tinha início no dia 1º de novembro.

De acordo com acadêmicos, o festival pagão era uma homenagem ao "Rei dos Mortos".

Sendo que, as pessoas acreditavam que os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos durante a festividade.

É por isso que as pessoas usavam fantasias e a festa era cheia de artefatos sombrios, pois o intuito era se defender dos maus espíritos.

Muito tempo depois, durante a Idade Média, a Igreja passou a condenar as festividades. Com isso, surgiu o nome Dia das Bruxas.

Um detalhe importante é que os bruxos eram queimados na fogueira. Dessa forma, com a intenção de afastar o caráter pagão da festa, a igreja fez alterações no calendário.

O resultado disso é que o Dia de Todos os Santos, que antes era comemorado no dia 13 de maio, passou a ser comemorado no dia 1º de novembro.

Além disso, a Igreja tornou a celebração dos Dia de Todos os Santos obrigatória, em uma tentativa de "cristianizar" o Samhain.

Com isso, muitas tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.

O dia das bruxas como o conhecemos hoje

O Dia das Bruxas da forma que conhecemos atualmente, tomou forma entre 1.500 e 1.800.

As fogueiras eram um destaque nas festas, pois eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo da direção a ser seguida pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.

No Halloween existia ainda o costume de prever o futuro. Por exemplo, eram feitas previsões sobre a morte de alguém ou o nome do futuro marido ou mulher.

Outro costume de Halloween era as crianças irem de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos.

Em troca as crianças recebiam bolos de boa sorte, que representavam o espírito de uma pessoa que tinha sido libertada do purgatório.

Como o Halloween chegou nos EUA?

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween foi levada por imigrantes irlandeses no séculos XIX. Desde então, a festa de Halloween faz o maior sucesso.

Como os Estados Unidos é uma potência mundial que influencia a cultura de outros países, o Halloween muitas vezes é visto como uma festa norte-americana.

Mas o fato é que o Halloween não foi criado nos EUA. Como você já sabe, o Halloween é uma festa originalmente Celta, que se espalhou para outros países.

Sendo que os EUA ajudou bastante na adesão dessa festa ao redor do mundo.

Enfim, durante o mês de outubro nos EUA, as pessoas decoram suas casas com temas de bruxas, fantasmas, vampiros, caveiras e afins.

Também é tradicional na decoração, colocar muitas abóboras com rosto e velas dentro.

Além disso, no dia 31 de outubro, as crianças saem fantasiadas e vão nas casas pedir doces com a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês).

Halloween no Brasil

No Brasil o Halloween não é tão tradicional quanto em outros países.

No entanto, hoje em dia existem várias festas temáticas de Halloween no Brasil. Isso por causa da influência dos EUA, país onde a cultura do Halloween é bem forte.

Sendo que, em contraposição ao Dia das Bruxas e como uma forma de celebrar algo que pertencesse ao folclore brasileiro, por meio do Projeto de Lei Federal n.º 2.762, desde 2003 o Dia do Saci passou a ser celebrado no dia 31 de outubro.

Tradições e símbolos do Halloween

O pedido de doces por parte das crianças deriva da tradição Celta das crianças que iam nas casas cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos.

Em troca, elas recebiam bolos, que representavam o espírito de uma pessoa que tinha sido libertada do purgatório.

Já a tradição de colocar uma vela dentro da abóbora vem do folclore da Irlanda e se relaciona com a figura de Jack O’Lantern ( ou Jack da Lanterna se for traduzir literalmente ao português). Contudo, na história original não era abóbora, era um nabo.

Em resumo, a história conta que Jack era um bêbado que conseguiu escapar do inferno. Quando morreu, Jack não foi aceito no céu.

Com isso, a sua alma passou a vagar pelas noites usando uma lanterna para iluminar o caminho. Sendo que a lanterna era feita com um nabo.

Talvez você esteja se perguntando o por que são usadas abóboras e não nabos no Halloween atual.

Acontece que, na época da festa nos Estados Unidos, existe uma grande abundância de abóboras.

Logo, elas passaram a ser usadas nas decorações da festa e, com o tempo, se tornaram símbolo do Halloween.

Outros símbolos do Halloween são: fantasias de bruxas, múmias, caveiras, fantasmas, gatos e morcegos. Já as cores mais usadas são: preto, roxo e laranja.

Conclusão

A festa de Halloween teve origem nas festividades Celtas de Samhain, que ocorriam durante três dias, tendo início no dia 31 de outubro.

Com o passar do tempo, a festividade foi passando por mudanças, até chegar ao que conhecemos hoje.

Um exemplo de mudança é que antes o nabo era um dos símbolos importantes, mas hoje a abóbora é utilizada no lugar.

Apesar de não ser comemorado em todos os locais, o Halloween se popularizou bastante nos últimos anos. Isso por causa da influência dos EUA nas culturas de outros países.


Fontes: BBC e Toda matéria.